18 de mai. de 2013

Os sete enfoques da medicina homeopática


Saiba quais são os sete enfoques da medicina homeopática

da Folha Online

Confira a seguir um trecho selecionado do livro "Homeopatia sob Medida", da Publifolha. A homeopatia nasceu como um método alternativo aos procedimentos invasivos, como a sangria, utilizada até o fim do século 19. No Brasil a homeopatia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 2002. Muito se fala do método, mas conhecer suas bases é fundamental para se submeter a tratamentos eficientes. Abaixo um pouco mais sobre o modelo de tratamento estabelecido pelo alemão Samuel Hahnemann, médico criador do método de tratamento homeopático no fim do século 18, que propõe os seguintes enfoques:

1º. A medicina deveria retomar um recurso já enunciado pela medicina hipocrática e praticamente abandonado: a aplicação da similitude. Ou seja, não se basear na aplicação de medicamentos contra os sintomas (contrariis contraris - a terapia dos contrários), muito comuns desde a tradição galênica (que durante um bom tempo também usou a lógica dos semelhantes), mas usá-los a partir de uma analogia com o que estes medicamentos provocavam em pessoas sãs: do latim similia similibus curentur = semelhantes curam semelhantes.

2º. A medicina é um conhecimento experimental. Para serem reconhecidos, os experimentos deveriam ser metódicos, e não acidentais baseados em observações isoladas. Eles deveriam ser induzidos e realizados com humanos, e não com animais. Uma das razões mais evidentes para isso é que só as pessoas podem descrever sintomas e sensações.

3º. A enfermidade não se limita a um só ponto. Por mais indícios de que seja apenas localizada, quando bem investigada revela-se complexa e contextual, enraizada a outros sintomas que podem ser antigos ou recentes. Ou seja, ela é sempre sistêmica. Para desmontá-la é necessário, portanto, desvendar o mapa completo do organismo afetado, assim como as circunstâncias sociais e ambientais.

4º. Por analogia, pressupõe-se que os medicamentos também tendem a agir de forma sistêmica. Uma prova disso é a lista de efeitos não esperados que muitos deles apresentam - os chamados efeitos colaterais.

5º. Cada pessoa apresenta sensibilidades e vulnerabilidades distintas. Por esta razão, nunca se saberá quantas doenças realmente existem no mundo, pois serão tão numerosas como a sua população.

6º. Para conhecer a enfermidade sistêmica e a ação global dos medicamentos é preciso prestar particular atenção à vitalidade da pessoa, ao estado geral do seu organismo. Isso envolve a análise permanente da relação medicamento-corpo-mente-meio.

7º. A homeopatia foi se transformando num conjunto de conhecimentos e práticas com consistência histórica e teórica.

"Homeopatia - Medicina Sob Medida"
Autor: Paulo Rosenbaum
Editora: Publifolha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...