11 de jan. de 2011

A Consulta Homeopática (2)















Muita gente se interessa em saber como deveria se portar numa consulta a um homeopata. Este texto pode auxilia-lo.

É muito importante que você explique correta e detalhadamente os seus sintomas. Para isso, você precisa observar seu organismo, seus pensamentos e sentimentos.
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde) saúde diz respeito ao bem-estar físico, emocional e espiritual.
O estado da nossa saúde começa pela auto-observação. E justamente esta auto-observação que vai ajudar você na sua consulta homeopática, onde o conceito de saúde citado é levado em plena consideração.
Procure não se censurar ao relatar um sintoma. Um sintoma pode ser estranho, mas justamente por isso pode ser a “ponte” que levará a escolha do remédio mais específico para você.
Você pode dar inicio a auto-observação fazendo um resumo de seus sintomas, de como são e de que modo eles aparecem, melhoram ou pioram. Isto pode ser feito mesmo antes de ir ao consultório.Sugerimos observar detalhadamente como você se sente e os sintomas que são motivo da sua consulta.
Por exemplo,com relação ao horário, que parte do dia, tarde, noite os seus sintomas aparecem e como você se sente em cada um desses horários.
Observe a intolerância ou a melhora dos sintomas e do seu estado de ânimo em relação às mudanças climáticas, ao sol, ao vento, à chuva, à umidade, aos golpes de ar, aos lugares quentes e fechados.
Note a sua relação com o movimento e o repouso e como os seus sintomas ficam com cada um deles.
Observe a sua alimentação Hipócrates , considerado o pai da Medicina sentenciava : “Faz do teu alimento , o teu medicamento”.
De que alimentos ou sabores você sentiria falta se ficasse uma semana sem consumi-los?
Quais são os alimentos que você sente aversão? Quais são os alimentos que o seu organismo não tolera?Observe também a sua sede, a sua transpiração.
Observe seu sono. Tem dificuldades para dormir ? Como é o seu estado de humor antes e durante e depois de acordar. Que posição você adota para dormir ?
Preste atenção aos seus sonhos (principalmente se o tema ou assunto destes sonhos se repete).
Em relação aos sintomas psíquicos que “falam” da sua maneira de ser e de estar no mundo, observe seu medos, a forma de se relacionar com familiares e amigos , se é tímido, irritado, colérico ou apático.
Tente fazer um retrospectiva de sua vida. Como foi sua infância, a sua adolescência?
Que momentos foram difíceis para você? A perda de alguém muito importante, uma mágoa, uma frustração.
Quando você começa a tomar o remédio é preciso perceber as alterações de cada sintoma. É por isso que as consultas devem ser periódicas. (a cada 2 meses, a cada 3 ou 6 meses dependendo do caso de cada paciente).
Esta medicina tal vez seja mais "trabalhosa" tanto para o médico como para o paciente , mas os resultados duradouros e as mudanças profundas que acontecem, merecem sem dúvida todo esse trabalho.
A Homeopatia alem de se manter “suave e firme” ao longo dos séculos é procurada cada vez mais pela população a nível mundial.
Na França, 75% da população usou homeopatia no ano passado. Na Inglaterra, a família real é adepta desde 1830.
No Brasil, por exemplo, há hoje 20 mil médicos homeopatas, o dobro de dez anos atrás. Juntos, eles atendem 400 mil pacientes por ano.

Dra. Graciela Alicia Martínez
Médica Homeopata
e-mail: gracielaaliciamartinez@gmail.com
Tel: (19)32899522

Um comentário:

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...