Dra.Graciela Alicia Martínez: Clínica Geral - Especialista em Homeopatia pela Associação Médica Brasileira e Associação Médica Homeopática Brasileira. Rua Catharina Signori Vicentin, 637H- Cidade Universitária - Campinas - SP - Brasil Fone: 19-33657549 WhatsApp 19-989232686
30 de set. de 2008
10 perguntas sobre Homeopatia
1. O que é homeopatia?
A Medicina Homeopática é um método clínico e terapêutico que considera o paciente na sua globalidade, levando em consideração tanto os aspetos fisiológicos , anatômicos , constitucionais , hereditários como também os aspetos temperamentais, emotivos ou mentais.
O médico homeopata não vê o paciente como um conjunto de órgãos considerando a existência de um mundo emocional e psíquico que permite a existência da saúde ou a falta desta. Enfim considera o paciente e não a doença.
2. Onde nasceu a Homeopatia?
A homeopatia nasce na Alemanha como obra do médico Christian Friederich Samuel Hahnemann (1755-1843) que descobre e enuncia as leis naturais que regulam a saúde.
Hahnemann experimenta nele mesmo “a lei dos semelhantes”; estudou centenas de substancias existentes na natureza, comprovando que as substancias que provocam no homem sadio,determinados sintomas são capazes de curar estes sintomas no homem que os apresenta como resultado de uma doença.
3. A homeopatia cura com plantas?
Muitas pessoas confundem a Homeopatia com a Fitoterapia. A homeopatia utiliza medicamentos retirados do reino animal, vegetal e mineral, mas a diferença vai alem já que a fitoterapia trata sintomas e a homeopatia utiliza uma forma diferente de diagnosticar e escolher a medicação. A homeopatia procura as causas que levam a existência dos sintomas Os sintomas são considerados como o resultado de um desequilíbrio que envolve todo o sistema biológico humano.
4. Não existiria melhora dos sintomas pelo efeito placebo ou também pela boa relação médico-paciente que existe numa consulta homeopática?
Cada vez mais existem comprobações científicas do efeito curativo dos remédios homeopáticos São feitos estudos controlados (trials clínicos e pesquisa em laboratórios com animais) em universidades do mundo inteiro. Também são comprovados os efeitos em crianças de menos de um ano de idade onde não existiria o efeito de um bom relacionamento médico-paciente.
5. O que significa dose homeopática?
Os remédios homeopáticos são feitos de uma substancia que acaba sendo muito diluída ao ponto de quase não existir mais. O que fica na solução de água e álcool é uma informação biológica, um “sinal” , é justamente este “sinal” que estimula os sistemas de auto-organização que existem em todos os seres vivos.
6. È verdade que os remédios homeopáticos não têm nenhuma reação tóxica?
Os remédios homeopáticos não possuem nenhuma toxicidade, por isto é que podem ser administrados na gravidez e no período de aleitamento.
7. Que doenças cura a homeopatia?
A Homeopatia vai agir equilibrando todas as funções do organismo desde o sono até o sistema imunológico .Ele equilibra o que os cientistas chamam de neuroimunoendôcrino
A cada dia se comprova mais a inter-relação que existe entre todos os sistemas do organismo.
Assim vemos que independentemente do nome da doença (gastrite, pneumonia, depressão, etc.) a homeopatia atua no paciente para que o próprio organismo utilize os seus sistemas de cura e equilíbrio.
8. É uma medicina preventiva?
Sim é preventiva porque cuida da saúde e não apenas da doença instalada. Todos nasceram com predisposição a determinadas doenças ou órgãos de choque (onde temos mais facilidade para adoecer) e o tratamento homeopático cuida justamente disto.
9. O que é mais característico numa consulta homeopática?
Em primeiro lugar o médico homeopata vai fazer um exame físico completo e pedir todos os exames necessários para um correto diagnóstico clínico.
Mas ele fará outros diagnósticos alem do clínico e vai precisar conhecer a história de vida do paciente e maneira de ele ser. As doenças “não caem do céu” elas vão se fazendo aos poucos com hábitos de vida não saudáveis, com determinados sentimentos e pensamentos que “carregamos” com o passar dos anos.
10. E com as doenças agudas ou urgências, o que acontece?
No caso de acidentes não temos inicialmente doenças temos traumas de maior ou menor intensidade.
No caso de uma pneumonia, por exemplo, ela acontece num organismo enfraquecido ou que vem se deixando enfraquecer, por alimentação insuficiente, falta de sono ou ambiente familiar desfavorável. O remédio homeopático não vai “matar” o vírus ou a bactéria, o remédio homeopático vai equilibrar o sistema orgânico para ele próprio não permitir que a bactéria ou vírus se instale.
Dra. Graciela Alicia Martínez
Médica Homeopata
e-mail: gracielaaliciamartinez@gmail.com
src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...
-
Utilizo bastante este método:Método Plus, para administrar os remédios. Consiste em dissolver 2 glóbulos ( ou 2 gotas, este número pode ser...
-
A alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento - em geral, proteínas. A intolerância trata-se de uma reação ...
-
A transmissão do vírus HPV se dá por contato direto da pele O vírus do papiloma humano (HPV) pode causar verrugas genitais. No ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário