23 de jul. de 2013

Homeopatia na Gestação e na Amamentação



"Durante a gestação e a amamentação, a mamãe e o bebê funcionam de uma forma harmônica, em sincronia. Assim, o que acontece com a mãe pode refletir em seu bebê e vice-versa. Essa ligação é tão marcante que em muitos casos damos o medicamento homeopático do bebê para a mãe tomar. A criança absorve o tratamento pelo cordão umbilical ou através do leite materno, ao mesmo tempo em que é nutrida."

A homeopatia pode ser utilizada até mesmo antes da gravidez. A mulher que está planejando uma gravidez pode fazer uma consulta e começar a ir se equilibrando física e emocionalmente, afinal neste período quanto menos stress a gestante passar menores serão os sintomas que ela enfrentará durante o período. Se mesmo com essa prevenção a gestante apresentar sintomas, pode ser feito um tratamento homeopático. É importante ressaltar que durante a gestação o uso de medicamentos deve ser feito somente com orientação médica e no caso da homeopatia essa restrição é menor, já que os compostos são naturais. Mas mesmo na homeopatia qualquer medicamento só pode ser utilizado com prescrição médica.


Sintomas mais comuns durante a gravidez e a ajuda  do remédio homeopático

Diversos sintomas podem surgir durante a gravidez. A azia e a prisão de ventre são comuns em muitos casos porque a alteração hormonal que ocorre durante a gravidez interfere na produção de enzimas digestivas e no peristaltismo intestinal. O inchaço também é considerado normal e previsível e deve despertar preocupação só quando houver retenção excessiva de água ou ainda associado com hipertensão. Nesse caso, o acompanhamento médico é fundamental. Além desses sintomas, observamos também as cólicas e dores abdominais, que podem ocorrer sem prejuízo à gravidez, mas devem ser investigadas. O sintoma mais presente no início da gestação, o enjôo, pode ser causado por alterações hormonais, aumento dos ácidos estomacais e até fatores psicológicos.
A homeopatia pode colaborar tanto na diminuição desses sintomas como na prevenção para que patologias não atinjam o organismo. Além da homeopatia as gestantes também podem usar outras alternativas terapêuticas, como as massagens para aliviar dores lombares, a acupuntura que melhora a circulação do sangue e de energia no corpo e a macrobiótica. Uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde da mulher e do bebê. Assim é recomendado o consumo de proteínas, vitaminas, carboidratos e gorduras em quantidade moderada. A fitoterapia também é bastante utilizada para problemas digestivos como náuseas e vômitos e para a coluna.




Para o homeopata uma consulta no início da gestação e uma a cada três meses (quatro consultas) podem ser um grande diferencial no acompanhamento, na prevenção e tratamento de problemas relacionados a esse período e à continuidade da vida saudável do bebê e sua mãe, após o parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...