9 de nov. de 2010

Endometriose e Homeopatia II - Quadro Clínico

 

A endometriose pode ser superficial ou profunda. Diz-se que ela é superficial quando o foco penetra menos do que 5 mm no órgão afetado. Quando a penetração for maior é chamada de endometriose profunda (endometrioma de ovário, endometriose do septo reto-vaginal, etc.).
O quadro clínico depende fundamentalmente da localização, da quantidade dos focos, do tipo de endometriose e de outros fatores ainda desconhecidos.
É freqüente existir uma incoerência entre sintomas e o estádio da doença, ou seja, encontrarmos quadros avançados com muitos focos e pouco ou quase nenhum sintoma, assim como quadros iniciais com apenas um ou poucos focos que provocam dores lancinantes durante e fora das menstruações.

Como já foi citado, o sintoma mais comum é a dor pélvica que geralmente se manifesta como cólica menstrual, aparecendo meses ou anos após a menarca (primeira menstruação). Nas primeiras vezes coincide com a menstruação, mas depois passa a não ter mais relação com a mesma.
O segundo sintoma mais comum é a dor durante a relação sexual que via de regra aparece em posições em que a penetração é mais profunda.
Dor às evacuações e eventualmente sangramento anal durante o período menstrual também podem levar à suspeita clínica, apesar deste segundo sinal ser menos freqüente.
O surgimento de ardor ao urinar eventualmente acompanhada ou não de sangramento, também na época da menstruação, pode ser mais um fato que leva a suspeita da presença da doença.
Infertilidade é outro elemento que muitas vezes a acompanha, não sendo raros os casos em que o diagnóstico de endometriose é realizado a partir da pesquisa da infertilidade, na medida em que estas mulheres podem não ter quadro doloroso.
A irregularidade menstrual é outro sinal encontrado nas mulheres portadoras de endometriose. Pode se manifestar através de sangramentos fora da menstruação (freqüentemente dias antes) e/ou com alteração na quantidade de fluxo, que geralmente aumenta.
Uma outra manifestação presente em algumas mulheres é a dor acentuada durante o período ovulatório.
Todos estes sinais e sintomas podem existir ou não, podem aparecer isolados ou associados e se manifestarem nas mais diversas freqüência e intensidade. Também surgem inexplicavelmente em determinadas épocas, desaparecem, e depois podem retornar mais intensos.
Por fim, vale a pena lembrar que cerca de 30% das mulheres com endometriose não apresentam sintomas.
Na consulta homeopática são considerados todos estes sintomas com as modalidades características de cada paciente em particular. Também são considerados sintomas e particularidades de cada paciente com relação a seu organismo como um todo tanto na parte física como na emocional.


Vejam as postagens sobre Consulta Homeopática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...