7 de mar. de 2010

Instituições Homeopáticas Inglesas Respondem

Confira as declarações da Associação Britânica de Homeopatia e da Faculdade de Homeopatia sobre as recomendações do Relatório do Comitê de Ciência e Tecnologia.


A Associação Britânica de Homeopatia manifesta sua surpresa com as recomendações contidas no relatório de Ciência e Tecnologia, recomendações estas que não reconhecem a existência de dados de pesquisas favoráveis à Homeopatia e desprezam os resultados obtidos nos pacientes, classificando-os como efeito placebo.
A maioria dos pacientes que buscam hospitais homeopáticos da NHS (National Health Service) apresenta doenças crônicas graves e condições que frequentemente não puderam ser mitigadas com os métodos terapêuticos convencionais. Esses pacientes não são – como o comitê parece querer fazer crer – portadores de queixas leves cuja melhora pudesse ser facilmente explicada por resposta placebo.
A revisão feita pelo comitê foi muito limitada e superficial. O comitê não levou em conta as evidências de efetividade, exatamente aquelas mais consideradas pelos pacientes. Mais preocupantes são as recomendações feitas pelo comitê ao governo, em atitude descontextualizada e aparentemente sem qualquer preocupação sobre o impacto produzido nos pacientes e na NHS. Como o encaminhamento forçado dos pacientes tratados com Homeopatia para outros serviços mais dispendiosos ajudaria a solucionar a crise de financiamento da NHS? E o que dizer aos pacientes que só encontraram ajuda na Homeopatia?
A Homeopatia faz parte do NHS desde o seu nascimento, e ao longo deste período ajudou centenas de milhares de pessoas. No NHS a Homeopatia é praticada por doutores formados na Faculdade de Homeopatia, o que é o meio melhor e mais seguro de ter acesso a esses cuidados.
A executiva chefe, Cristal Sumner , afirma: ‘Parece irresponsável que um comitê formado por quatro membros votantes se arvore em divulgar conclusões que afetam a saúde e o bem-estar de milhares de pacientes a partir de algumas horas de testemunho verbal sobre três tópicos distintos e a partir de alguns documentos enviados limitados a 3.000 palavras.

Faculdade de Homeopatia

Segundo a Faculdade de Homeopatia falta conteúdo ao relatório sobre Homeopatia do Comitê de Ciência e Tecnologia da Casa dos Comuns divulgado nesta data. A presidente da Faculdade de Homeopatia, Dra. Sara Earnes, declarou: “Estamos surpresos e desapontados com as conclusões do Comitê. Foram publicados cerca de 100 ensaios controlados com Homeopatia e os resultados positivos superam em muito os negativos. O comitê desprezou completamente muitas outras fontes de evidências incluindo os estudos de resultados hospitalares e milhares de pacientes tratados com sucesso ao longo de mais de 200 anos.

E prossegue, ‘A interrupção do financiamento dos hospitais não produzirá economia de recursos para o NHS, e é muito provável que as despesas aumentem. Os hospitais especializaram-se no tratamento de pacientes doentes por longos períodos e que não obtiveram ajuda da Medicina convencional. Eu testemunhei casos de pacientes que reduziram o consumo de medicamentos da medicina convencional e outros em que foi possível até mesmo evitar cirurgias. Considero a Homeopatia uma ferramenta inestimável para a prática’.
A faculdade endossa a declaração firmada pela Associação Britânica de Homeopatia em resposta a recente publicação do relatório de Ciência e Tecnologia. Endossamos particularmente: ‘a revisão feita pelo comitê foi muito limitada e superficial. O comitê não levou em conta as evidências de efetividade, exatamente aquelas mais consideradas pelos pacientes. Mais preocupantes são as recomendações feitas pelo comitê ao governo, em atitude descontextualizada e aparentemente sem qualquer preocupação sobre o impacto produzido nos pacientes e na NHS. Como o encaminhamento forçado dos pacientes tratados com Homeopatia para outros serviços mais dispendiosos ajudaria a solucionar a crise de financiamento da NHS? E o que dizer aos pacientes que só encontraram ajuda na Homeopatia?”

Para mais detalhes:

http://www.britishhomeopathic.org/media_centre/press_release/february_2010
http://www.facultyofhomeopathy.org/media/news/science_technology_repor
















COMENTÁRIOS (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...