16 de ago. de 2012

Perguntas sintéticas sobre Homeopatia


1. Porque você decidiu trabalhar com a homeopatia?

Porque é um modelo médico que considera o ser humano como ele é, um sujeito onde as doenças são biográficas dependem da historia de vida de cada um, esta medicina não para no diagnóstico clínico da "parte" afetada e se preocupa pela totalidade.
Resumindo porque a homeopatia tem uma visão sistêmica da doença e da saúde

2. Quanto tempo dura uma consulta?
Alem do diagnóstico clínico e do exame físico completo,
são feitos outros diagnósticos (diagnóstico da predisposição, diagnóstico biopatográfico, diagnóstico medicamentoso, etc.), portanto uma consulta homeopática demora aproximadamente uma hora.
3. Há quanto tempo você trabalha com a terapia?
A homeopatia não é uma “terapia” é um modelo medico com um corpo teórico e um prático. Trabalho com homeopatia desde 1985.
4. Muitos cientistas criticam a homeopatia afirmando que ela não tem base científica, o que você pensa disso?
O que é ciência? Quem são os cientistas?
A questão da repetibilidade laboratorial ficou como referencia para considerar o que é ciência e o que não é. Quase todos os trabalhos científicos estão patrocinados pelos donos das patentes laboratoriais, o que significa que o resultado positivo do medicamento, fica meio forçado já que existe uma parte interessada economicamente no resultado.
Também acontece que existem diferentes modelos científicos.
Existe a ciência da repetibilidade e existe a ciência fenomenológica.
A Homeopatia é uma ciência fenomenológica ou que sinteticamente quer dizer que se baseia na constatação de fatos que acontecem em vários lugares e momentos. Não depende da repetição destes fatos de forma igual em laboratórios como requer a ciência experimental que trabalha com ratos. A homeopatia trabalha com seres humanos
A homeopatia como ciência fenomenológica, trabalha com a episteme do fenômeno da cura pela semelhança
5. Você acha que é importante o reconhecimento científico para a homeopatia?
Sim e acho um absurdo que ela não esteja nas universidades porque ela não é cientifica e não ser científica porque não está nas universidades.
Tem a importante questão de não ter a favor lobbys de laboratórios, ela como ciência é neutral (sem apoio econômico nem político!) e isto não ajuda na sua expansão na mídia, mas mesmo assim ela continua se expandindo.
6. Como você defenderia o uso de remédio homeopático? Eles são melhores que os tradicionais?
O mais importante na medicina é fazer um bom diagnóstico clínico ate aqui a homeopatia caminha junto com a alopatia, Com relação ao tratamento, não apenas eu, os meus pacientes também preferem os remédios homeopáticos, mas a questão não é defender eles e sim ver em cada situação específica o que é melhor.
Não tenho nada contra os remédios alopáticos, muito pelo contrário, que faríamos sem eles no caso de politraumatizados ou pacientes sem produção de sustâncias básicas como, por exemplo, a insulina, nos casos de pacientes que nascem sem as células que a produzem, os diabéticos `?
Um paciente com insuficiência cardíaca que está tomando digoxina pode tomar um remédio homeopático, mas vai continuar tomando digoxina.
Todos os homeopatas antes de serem homeopatas foram alopatas por tanto o assunto não uma versus outra
7.A homeopatia funciona?
Esta pergunta teria que ser feita aos pacientes que vem usando homeopatia há mais de 200 anos.
Se ela não funcionasse não teríamos a procura que temos.
E interessante destacar que os que mais procuram a homeopatia são as pessoas de maior instrução: professores de todas as áreas, pessoas com formação universitária.
8.A ciência diz que o efeito da homeopatia é igual ao efeito placebo. O que você acha disso?
Existem trabalhos nacionais de pesquisa básica e clínica (trials) mostrando o efeito da Homeopatia. Você os encontra no site da Associação Médica Homeopática Brasileira :
www.anhb.com.br
E no site da liga médica Homeopática Internacional: http://www.lmhi.net. O que você pensa sobre a condenação do casal australiano que só tratava a filha com homeopatia?
Acho que está certo porque na medicina temos a obrigação de:
1. Não fazer mal ao paciente
2. Procurar o melhor para cada paciente em cada situação, se o método utilizado não estava tendo resultados bons, é uma obrigação procurar outros tratamentos.

M. Mas não deve ser tão simples assim porque a mídia se aproveita O que será que realmente aconteceu?
Ninguém sabe.
9. Você acha importante comentar com seus pacientes a falta de comprovação cientifica da homeopatia?
Acho que a principal função do médico é de educador, ele deve sempre explicar ao paciente o que acontece, pessoalmente passo uns 15 minutos explicando a situação da homeopatia no Brasil e no mundo.
Dra. Graciela Alicia Martínez
Médica Homeopata
Nota : entrevista que me fizeram no começo do ano estudantes de jornalismo da PUCC.

A clínica do semelhante -Leia!!!

O paradigma homeopático é outro , é a medicina do doente com suas doenças , é a medicina da resubjetivação do sujeito onde as doenças apreendidas nas suas origenspsíquicas mais profundas,somente se atenuaran e/ou desaparecerão a medida que o doente for se curando como um ser integral que é.Tratar doenças com remédios homeopáticos não faz sentido, o resultado será sempre igual ao emprego do placebo como estamos cansados de ver em inúmeros trabalhos que teimosamente tentaram provar a eficacia da homeopatiafora da sua episteme. Daí a dificuldade em o cientificismo atual avaliar a homeopatia e daí também a recusa da homeopatia em aceitar as reducionistas avaliações da atual metodologia da pesquisa em humanos. Atualmente os critérios de regularidade e repetição minusiosamente analizados são utilizados como parametro científico.Regularidade e repetição são observadas nas experimentações homeopáticas.As substâncias homeopáticas são experimentadas em humanos sadios e não em animais.Uma mesma substância experimentada em várias pessoas de diferentes regiões e países,em estudos duplo-cegos,embora diluídas até 50 milvezes produzem nesses experimentadores sintomas que se repetem com regularidade e repetição,isso é o que constitui a nossa matéria médica. Esses mesmos medicamentos quando prescritos as pessoas doentes só os ajudam quando houver similaridade com a unidade que é o doente. Regularidade e repetição na pesquisa.Regularidade e repetição na Clínica da Similitude com o doente.Por outro lado, na pesquisa clínica, não aceitamos os duplo-cegos e triplo-cegos que se concentrem em apenas uma doença de uma pessoa que é um Universo.Consideramos esses estudos totalmente cegos. A cegueiraconsiste no reducionismo de olhar apenas uma úlcera,uma bronquite asmática, uma insônia, uma artrite reumatoide,deixando de lado o ulveroso, o asmático, o insone, o artrítico que está por detrás disso.Esse reducionismo é imposto a ciência como uma forma de afastar-lada Unidade que é o ser. Qual a vantagem em se fechar uma úlcera sem resolver a dinâmicaprofunda que a provocou? Teremos para o futuro um ex-ulceroso portador de patologias mais serias uma vez que sua problemática profunda como sujeito não foi resolvida. Nos recusamos a participar de estudos que não encarem o sistema aberto que é o ser. Porque a medicina convencional não ousa enfrentar os sistemas abertos ao invés de trabalhar com modelos reducionistas? Simplesmente porque todo o edificio ruirá.

A Homeopatia cura Asma


A Homeopatia cura Asma

Os benefícios da homeopatia no combate à doença são realmente satisfatórios.

Doença inflamatória das vias aéreas, a asma tem incidência em pessoas de todas as faixas etárias e é caracterizada por sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito. A inflamação torna a pessoa sensível a estímulos como fumaça de cigarro, pó, ácaros, poluição e pelos de animais; o contato com estes e outros itens alérgenos desencadeia o fechamento dos brônquios, reduzindo a passagem de ar e dificultando o processo respiratório.

Com a chegada do frio, o número de casos de asma atendidos em hospitais chega a triplicar. E, por isso, esta época do ano é marcada pelo Dia Nacional de Controle da Asma, 21 de junho.
Mas , existem casos de asma que pioram com o calor, com a umidade e até mesmo com o sol excessivo.
A asma é uma doença com um componente emocional, que envolve ansiedade, medo e depressão. A pessoa pode ter crises em momentos em que estes sentimentos estão mais intensos; só a presença da doença também pode ser uma agravante psicológica, tornando tais crises mais freqüentes.

O tratamento através de métodos homeopatas tem apresentado resultados positivos, porque busca o equilíbrio do corpo.

O tratamento homeopático não é direcionado apenas à doença, mas principalmente ao portador dela. Dessa maneira, não existe nenhuma receita pronta e nem prognóstico específico, eles dependerão do paciente e das causas da enfermidade.

Devido à preocupação menos centralizada, o uso de homeopatia "psicossomática" acaba sendo eficiente para aliviar ou até mesmo curar os sintomas da asma.



Enlace: http://medicinaasuamedida.blogspot.com
Fone: 32899522

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...