3 de ago. de 2012

Osteoporose e Homeopatia



A osteoporose poderá, neste começo de milênio, acometer metade da população feminina na pós-menopausa. Trata-se de uma doença silenciosa, atingindo grande parte das mulheres com mais de 65 anos. Consiste na desmineralização óssea (perda da massa e força ósseas), que torna os ossos frágeis e quebradiços, tornando-os mais predispostos a fraturas espontâneas, decorrentes de pequenos esforços. Qualquer osso do corpo pode ser acometido pela doença, mas quadris, punhos e coluna são mais frequentemente afetados. Os sintomas da doença podem incluir: - perda gradual da altura - arredondamento dos ombros - postura encurvada (ou corcunda) O pico da massa óssea é atingido entre e 25 e 35 anos. Após esse período, a densidade óssea decai em todos os seres humanos. FATORES DE RISCO Alguns fatores de risco aumentam a probabilidade de desenvolvimento da doença, entre eles: 1. A menopausa 2. Quando cessa naturalmente a produção de estrógeno, especialmente a menopausa precoce, antes dos 45 anos. 3. Retirada dos ovários antes da menopausa Causa a redução repentina de estrógeno no organismo. 4. Fumo e álcool 5. Fatores hereditários O risco aumenta se houver história de osteoporose ou fraturas ósseas na família. 6. Baixo consumo de cálcio ao longo da vida COMO PREVENIR O PROBLEMA As consequências mais sérias da doença, como dores na coluna e fraturas ósseas, só são observadas na Terceira Idade, quando a doença já está instalada. Porém, chegar a esta idade com uma quantidade adequada de cálcio nos ossos retarda o surgimento da doença, além de tornar o tratamento da mesma mais eficaz. A seguir, algumas dicas para evitar a progressão da doença e colaborar com o tratamento da mesma:
- pratique exercícios físicos regularmente, pois a atividade física evita que a osteoporose progrida e melhora a qualidade de vida; é muito importante que a mulher faça musculação, pelo menos, três vezes por semana - mantenha sempre uma dieta alimentar rica em cálcio; as principais fontes alimentares da substância são o pão integral, o leite e seus derivados e as verduras de folha escura (brócolis, couve e espinafre) - exponha-se à luz solar sempre que possível, pois a vitamina D é produzida na pele quando o corpo está exposto ao Sol; ela é necessária para a deposição de cálcio nos ossos - controle médico do nível de estrógeno produzido pelos ovários das mulheres - controle médico do nível de testosterona nos homens - controle médico da taxa do hormônio de crescimento, fabricado pela hipófise e do hormônio fabricado pela tireoide Com os avanços da medicina e o desenvolvimento de tratamentos preventivos, além de procedimentos simples do dia-a-dia, é possível minimizar a osteoporose e chegar à Terceira Idade com mais saúde. A Homeopatia e a Medicina Tradicional Chinesa (ACUPUNTURA) tem se mostrado muito eficazes tanto na prevenção como no alivio e desaparecimento dos sintomas.

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...