11 de out. de 2011

Como surgiu a Homeopatia?

A homeopatia foi criada no fim do século 18 por Samuel Hahnemann, alemão doutorado em medicina e profundo conhecedor de química e mineralogia, como alternativa aos métodos de cura usados na época, todos bastante agressivos. Como o próprio nome diz, a homeopatia (do grego homoios, “semelhante”, mais pathos, “sofrimento”) oferece aos pacientes remédios feitos com substâncias que provocam sintomas parecidos com os da doença. Em alguns casos, esses sinais até se agravam antes de começar a desaparecer” afinal, o objetivo é fazer com que o organismo reaja, crie anticorpos e se torne mais saudável. Daí por que a homeopatia não se propõe só a combater os efeitos das moléstias. A missão é equilibrar a vida do indivíduo por inteiro. Quem se trata segundo essa prática toma os medicamentos quase todo o tempo, justamente para não ficar doente. A premissa é que todo ser possui uma chama ou energia vital que o mantém vivo e que no corpo doente essa energia está desequilibrada. “Os remédios, feitos à base de minerais, vegetais e até venenos de animais, são diluídos em até 100 partes de álcool”, explica Felix Barbosa de Almeida, ex-presidente da Associação Paulista de Homeopatia. “Quanto mais diluído, mais funcional e prolongado é seu efeito.” No Brasil, a homeopatia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1980.

Alimentos que evitam doenças



Você sabia que alguns alimentos podem combater algumas doenças? Os ingredientes que você utiliza para alimentar sua família podem prevenir vários males.

Muitas patologias podem ser evitadas com uma alimentação mais adequada. A falta de vitamina A, pode ocasionar a perda irreversível da córnea, a anemia e pode também comprometer o sistema de defesa do organismo. A cenoura, o brócolis, a manga, são alguns dos alimentos que oferecem uma grande quantidade de vitamina A.

Já a falta de ferro provoca anemia, redução da capacidade física e mental, cansaço, entre muitas outras complicações ainda tão graves, que podem ser evitadas com o consumo de folhas escuras, carnes, ovos, por exemplo.

Que tal colocar os alimentos para trabalhar a favor da sua saúde?
Conheça abaixo alguns remédios naturais que você pode encontrar na cozinha da sua casa e aprenda como usá-los para aproveitar ao máximo os nutrientes.

Mal de Alzheimer: De acordo com pesquisadores, indivíduos que ingerem doses diárias de vitaminas e minerais reduzem as chances de desenvolver a doença.

Abacate atua como antidepressivo
Essa fruta acalma o sistema nervoso porque possui lítio, uma substância que controla a ansiedade e as alterações de comportamento. Quando falta lítio, o organismo fica muito mais sujeito a sofrer depressão.

Doenças Cardiovasculares: Os principais fatores de risco para desenvolver problemas do coração são hipertensão, colesterol e triglicérides elevados, entre outros. É indicado consumir alimentos que previnam o aparecimento, como: Aveia e alimentos integrais é uma grande fonte de energia de longa duração, cheia de vitaminas e minerais benéficos para o coração.O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados e ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumenta os níveis do HDL (o colesterol bom).
Os peixes são ricos em ômega 3 e auxiliam na redução da pressão arterial, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. Outros alimentos como: nozes e castanhas também são fonte de ômega 3.

Goiaba é boa para diabéticos
Repleta de vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras, essa fruta combate infecções e hemorragias. Por não conter muito açúcar, é uma grande aliada dos diabéticos.

Estresse crônico: Consuma laranja, pois ela promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A alface contém a lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.Peixes e frutos do mar também são indicados, já que diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio que agem diretamente no cérebro.

Banana diminui a pressão alta
O potássio presente na fruta deixa a pressão sanguínea sob controle. A banana também nos protege de doenças cardíacas porque evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
Segue...

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...