26 de set. de 2011

Intolerância à Lactose

A alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento - em geral, proteínas. A intolerância trata-se de uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico. Já a sensibilidade é uma resposta anormal, que pode provocar reação semelhante à alergia.

Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção. Este problema ocorre em cerca de 25% dos brasileiros.


Há três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles:

1) deficiência congênita da enzima: é um defeito genético muito raro, no qual a criança nasce sem a capacidade de produzir lactase. Como o leite materno possui lactose, a criança é acometida logo após o nascimento.

2) diminuição enzimática secundária a doenças intestinais: bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido à diarréia persistente, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase). Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas.

3) deficiência primária: é o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra (até 80% dos adultos têm deficiência) e menos comum em outras, como a branca (20% dos adultos).

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são: náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Os sintomas podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer. Apesar de os problemas não serem perigosos, eles podem ser bastante desconfortáveis.

TRATAMENTO


O remédio homeopático trata este problema.
No começo do tratamento é necessário fazer a dieta

A maioria dos jovens e adultos não precisa restringir a lactose completamente. As pessoas possuem diferentes níveis de intolerância à lactose. Os iogurtes normalmente não causam sintomas, já que as bactérias presentes nas suas fórmulas (lactobacilos) produzem lactase suficiente para a digestão da lactose.

O controle da dieta para as pessoas intolerantes depende de se experimentar os limites que cada um suporta, usando a tentativa e erro.

Alimentos que devem ser evitados

Leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão e demais derivados de leite;


Preparações à base de leite (bolo, pudins, cremes, entre outros);


Bolachas, biscoitos que possuem leite em sua composição.


Alimentos Permitidos

Carnes em geral;


Margarina e geléias;


Todas as leguminosas (feijão, ervilha, soja, lentilha);


Arroz e cereais em geral;


Todas as verduras e legumes;


Leite de soja e de arroz, queijo tipo tofu;


Pães e bolachas que não contenham leite em sua composição.

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...