18 de dez. de 2009

Homeopatia e Menopausa




Para a Homeopatia, a Menopausa é uma fase natural do crescimento das mulheres, embora alguns médicos já a tenham tratado como doença.
Ao experimentar os numerosos sintomas que caracterizam este período de vida, muitas mulheres desconhecem o quanto é eficaz, na Menopausa, a abordagem saudável da Homeopatia, bem mais segura do que a Terapia de Reposição Hormonal, prática tão explorada hoje em dia.


A reposição hormonal ainda é motivo de dúvida e controvérsia


Noites de insônia, ondas de calor, irritação constante e certo cansaço crônico. Não há dúvida: se isso ocorre depois dos 40 anos, é chegada a hora da menopausa ou climatério, período marcado pela diminuição gradativa da produção dos hormônios femininos no qual a menopausa é apenas um episódio - o da última menstruação. Como lidar com esta face?
Neste ponto duas correntes médicas antagônicas se defrontam.


Alguns médicos não hesitam em prescrever, e suas pacientes em adotar, a reposição hormonal como forma de evitar os sintomas indesejáveis. Outros só indicam a reposição em casos extremos, após esgotadas outras terapias, por temer efeitos colaterais.


Hormônios normais, menstruação regular


Isso ocorre até os 40 anos. A partir dessa idade, em geral, os ciclos começam a ficar irregulares, muito curtos ou longos demais, as chances de uma gestação diminuem e a mulher pode menstruar sem ovular antes dos 48 ou 50 anos - quando o nível de hormônio é tão baixo que se instala a menopausa. Nos cinco anos seguintes, a vagina fica seca e a mulher está mais sujeita a sofrer dor e sangramento. Ocorre a insônia porque a falta de hormônio desregula o centro de vigília e do sono no cérebro. Também ocorrem os fogachos, como os médicos costumam chamar as ondas de calor, e geralmente vem associados de suores, rubor e taquicardia.


Os efeitos da queda hormonal


O "declínio biológico", é ocasionado pela queda do estrogênio, o qual é responsável pelos atos de procriar, amamentar ou se relacionar sexualmente, tem papel decisivo na manutenção do equilíbrio de quase todos os órgãos e das funções do corpo: do controle do humor à administração das gorduras, da conservação da elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos à saúde do sistema nervoso, da aparência da pele à textura do cabelo. O efeito da queda do hormônio varia em cada caso e existem opções para amenizá-lo.


Deve ser uma opção da mulher


Tomar ou não hormônio - prescrição médica comum desde os anos 70 - é, de fato, uma questão controvertida para milhões de brasileiras na idade do climatério. "Na minha opinião, está havendo abuso na indicação da terapia de reposição de hormônio para as mulheres na menopausa", afirma a médica Ana Maria Costa, representante da Rede de Sexualidade e Direitos Reprodutivos da Mulher, em Brasília, e professora da Universidade Nacional de Brasília (UnB). "Pessoalmente, acho que é uma decisão da mulher, depois de pesados os prós e contras do tratamento aplicado a seu caso".


Pesquisa revela pouca atenção das mulheres


Um fato interessante foi revelado em uma pesquisa, que no início do climatério a maioria das mulheres é pouco atenta a essa fase. A importância pelos cuidados com o corpo e a pele superam a atenção que deve ser dada aos exercícios físicos ou a caminhar diariamente, além de manter uma dieta balanceada e levar uma vida saudável, evitando o fumo e o álcool em excesso. Quanto à terapia de reposição hormonal, a pesquisa mostra que muitas mulheres desconfiam do tratamento por causa dos riscos que podem trazer, como o desenvolvimento precoce do câncer de mama.


Reposição Hormonal


Muitas mulheres escolhem a reposição hormonal como forma de combater os problemas aqui descritos. Mas a reposição hormonal traz uma série de riscos à saúde, como o sangramento vaginal, aumento de peso, além do aumento de risco de câncer de mama, de útero e mais recentemente as pesquisas apontam para o risco do câncer de pulmão. Outros estudos têm também indicado que o estrogênio da reposição hormonal pode causar alterações na vesícula e apêndice, como mostra a publicação no Canadian Medical Association Journal, o aumento dos riscos de colecistectomia (cirurgia para a retirada da vesícula biliar) e de apendicectomia (cirurgia para a retirada do apêndice), nas mulheres que estão no climatério e fazem a reposição hormonal.


Estudo mostra que estrógeno não previne doenças do coração


Por muito tempo, pesquisadores acreditaram que mulheres na pós-menopausa - submetidas à terapia de reposição hormonal - acabavam obtendo uma redução no risco de desenvolvimento de doenças das artérias coronárias. No entanto, um estudo realizado em 1998 mostrou o oposto, e os cardiologistas não sabiam explicar o fato. Este trabalho, foi conduzido por Wendy Post e publicado no Cardiovascular Research Journal.


Para surpresa geral, não somente não houve proteção cardíaca para as mulheres que usaram reposição hormonal como houve maior incidência de infarto e morte no primeiro ano de uso, bem como uma incidência três vezes maior de trombo-embolismo venoso e 40% maior de doenças da vesícula biliar ao longo de quatro anos do estudo. Os resultados enganosos das dezenas de estudos prévios foram ocasionados pela constatação agora comprovada: a causa da menor mortalidade nas mulheres que optavam em usar a reposição hormonal era ocasionada por terem um padrão de vida prévio mais saudável, e não pela reposição hormonal em si.


A eficácia da Homeopatia




O recente trabalho apresentado no 7º Congresso Internacional de Homeopatia em Buenos Aires, Argentina, com o nome de "Estudo da Efetividade do Tratamento Homeopático de Mulheres portadoras da Síndrome do Climatério tratadas no ambulatório de Ginecologia da Unidade de Homeopatia do Hospital do Servidor Público Municipal, em São Paulo, Brasil", e publicado na revista do Instituto Hahnemanniano do Brasil.(IHB): Homeopatia Brasileira, vol. 3 nº1, 1997, mostrou que o tratamento homeopático apresentou resposta benéfica em 89% das pacientes estudadas com idades entre 42 e 61 anos, sendo que deste total, 42% apresentaram melhora total da queixa principal, necessitando para isso, em média 2,38 consultas. Além disso, ele monstrou que o tratamento homeopático é mais barato que o hormonal, além de ser isento de efeitos colaterais.
A Homeopatia é o tratamento seguro antes, durante e após a Menopausa.


A Homeopatia trata a mulher, não a Menopausa. Cada uma viverá sua própria Menopausa, da sua maneira particular, com seus sintomas individuais.


A Menopausa é apenas um importante estágio no amadurecimento da mulher.
É certo que, pressionada pela publicidade que valoriza a juventude e a beleza, a mulher sente dificuldade de encarar a Menopausa com naturalidade. Mas, ao chegar lá, vê que faz pouca diferença, quando se sente bem consigo mesma.


O medicamento homeopático tem a capacidade de introduzir um sinal no organismo todo , promovendo assim por meio da estimulação dos sistemas propios de autoregulação, uma verdadeira auto-reposição hormonal.


Dra. Graciela Alicia Martínez
tel. (19) 32899522

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...