4 de nov. de 2009

Homeopatia e psiquismo



Muitos pacientes associam uma consulta homeopática a uma consulta psicológica. Pois é! Já ouvi isto nas minhas consultas.

Mas isto está muito longe da realidade.

Quando o Médico Homeopata pergunta sobre seus medos ou a sua maneira de ser nos relacionamentos ele está tentando montar, digamos, um mosaico de sintomas que fazem parte da sua “unidade de ser.”

Somos uma unidade e esta unidade tem corpo, funcionamento deste corpo, sentimentos e pensamentos, tudo isto existindo de uma maneira integrada e simultânea.

Se para o Médico Homeopata é muito importante, por exemplo, os seus medos também é tão importante quanto eles a dor que você está sentindo na sua coluna ou como você e seu organismo reagem à determinada temperatura ou determinado alimento.

E assim chegamos a um conceito que sim é característico de uma consulta homeopática que é o conceito de totalidade sintomática individualizada.

Ou seja, que o Médico Homeopata está interessado em saber tudo o que você está sentindo sejam estes sintomas mentais ou emocionais, sintomas físicos ou sintomas do seu estado geral.

Mas não é em um amontoado de sintomas que ele está interessado e sim naqueles sintomas que fazem que você seja você e não outra pessoa.

Importa a dor na coluna, mas o que realmente importa é como é esta única e inigualável dor de coluna que é só sua. A sua dor melhora em repouso, piora com aplicações quentes, melhora deitado de bruços, está acompanhada de qual estado emocional?

Na consulta homeopática são perguntados sintomas psíquicos, mas não para ser interpretados como seriam numa avaliação psicológica. Eles são perguntados para fazer parte da totalidade de sintomas que já citamos e integrá-los na “unidade do ser” do paciente para uma compreensão maior e mais profunda, que não fica apenas na identificação do diagnóstico de uma doença

Dra.Graciela Alicia Martínez

Contato
Tel: (19) 32899522

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...