2 de mai. de 2017

Amigdalite e Otite na Homeopatia




Em épocas mais frias a incidência de otites e amigdalites aumenta bastante, são as infecções das vias superiores, que acometem a região nasal, seios da face, ouvido, faringe e laringe. Atingem, em sua maioria, crianças e pré-adolescentes, sendo que os principais agentes causadores dessa infecção são os vírus (resfriados e gripes) e as bactérias (amigdalites, otites, sinusites), que podem ainda se tornar crônicas ou de repetição.
Em especial nos casos onde as infecções são mais frequentes, existe também uma preocupação pelo aumento do uso de antibióticos, já que este pode ocasionar a resistências das bactérias. Este é apenas mais um dos benefícios em se investir em tratamentos como o homeopático.
A dor forte no ouvido faz qualquer um se contorcer, principalmente quando se é criança, e é sobre elas a maior incidência em relação aos adultos, principalmente até os cinco anos de idade. Uma das principais causas dessas dores são as otites, infecções no ouvido.
Há dois tipos de otite: externa e média. A otite externa pode ser ocasionada por fatores como exposição a água (piscinas) que se deposita nos ouvidos ou traumas pelo uso incorreto de cotonetes. No caso da otite média entre os fatores de risco estão a faixa etária até cinco anos, gripes e resfriados recorrentes, frequentar creches e escolas, ou associada a rinite alérgica. De causa viral ou bacteriana, pode inclusive gerar mais problemas futuros quando se torna crônica.
Aquela dor na garganta, dificuldade para engolir e febre são sintomas da famosa amigdalite, causada por vírus ou bactérias. Trata-se de um processo infeccioso acompanhado de inflamação ou inchaço das amígdalas – glândulas linfáticas localizadas na parte superior da garganta e na parte de trás da boca. Sua função é proteger o organismo de germes e bactérias que possam causar infecções no organismo.
Novamente, as crianças e pré-adolescentes são as pessoas mais pré-dispostas em apresentar essa condição, sendo que problemas respiratórios ou de ordem alérgica podem aumentar a probabilidade de um indivíduo ter amigdalites. Também pode ser crônica, quando acontecem mais de quatro  episódios em um ano.
Os antibióticos transformaram a forma como se vive, anteriormente, muitas doenças simples, como pneumonias, eram muito fatais. Com a invenção da penicilina, o homem conquistou uma batalha contra a morte, ganhando proteção contra micro-organismos. Os antibióticos foram uma revolução na ordem do mundo, possibilitando avanços generosos na medicina e na qualidade de vida.
Com o passar dos anos, percebeu-se que o uso excessivo desses mesmos antibióticos poderia estar causando resistência nos micro-organismos. Seu o uso, quando abusivo e indiscriminado, seleciona as bactérias mais resistentes e difíceis de serem combatidas. Porém, há tratamentos que ajudam a evitar esse tipo de situação, como o tratamento homeopático, eficaz também para o combate das otites e amigdalites, inúmeras vezes também em quadros agudos, evitando o uso dos antibióticos.
A homeopatia trabalha com duas frentes, sendo o tratamento preventivo onde talvez seja seu maior papel, ao ajudar a mudar o histórico recorrente dessas patologias até seu desaparecimento. É interessante observar que a abordagem homeopática em situações infecciosas crônicas, como nas otites recorrentes, diminui gradativamente a frequência com que as crises acontecem. Trabalha no fortalecimento do organismo como um todo, melhorando o sistema imunológico e diminuindo a sensibilidade a agentes externos alergênicos.
   
Comentários estão fechados.

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...