28 de fev. de 2016

Hipócrates e Homeopatia




Na última aula, enquanto falávamos de Hipócrates, não pude deixar de perceber a semelhança entre suas orientações e o que vivencio há quase 20 anos em minhas consultas de homeopatia. Com um grau altíssimo de alergia, frequentei os mais diversos consultórios médicos de inúmeras especialidades, que iam do básico dermatologista ao especialista em alimentação natural. A luta não foi fácil mas, em 1996, tive a felicidade de conhecer a especialidade médica que me deixaria literalmente dormir em paz.

Primeira consulta: três horas de duração. “Como é seu sono? Você se dá bem com seus pais? O que te faz chorar? Sim, pode chorar. Quais são seus sonhos?” . Era simplesmente inacreditável que um médico estivesse me perguntando tudo isso, eu que estava tão acostumada ao mundo cartesiano da alopatia e seus corticoides: toma, melhora; parou, piorou!

Voltando a Hipócrates, em uma pesquisa rápida descubro que muitos consideram suas ideias como precursoras da Homeopatia. Ele dizia que o corpo não é um conjunto de órgãos, mas uma unidade viva que a natureza de cada um regula e harmoniza. Também falava que “semelhante cura semelhante”, base terapêutica da homeopatia.


Enfim, jamais imaginei encontrar esta relação entre tantos estudos desta disciplina. #feliz



Ludmila Escobar

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...