2 de nov. de 2015

O que sao as Personalidades Homeopáticas?








As personalidades homeopáticas fornecem a forma básica para que o homeopata em conjunto com o paciente, venha a delinear a pintura inicial do tratamento. Se ao notar alguma irritabilidade a mais, um desconforto com o meio em que vive, uma reação acima do que deveria ser, se perceber situações cotidianas que se repetem sem com que você tenha forças para mudá-las, se sente mais frio ou mais calor que os outros, se sente repulsa ou aversão a algum alimento específico, esse já é um bom motivo para procurar um homeopata. Esses sintomas significam que alguma coisa dentro de nós não está indo muito bem e que em algum momento pode alterar nosso estado de saúde física. A Homeopatia cuida do equilíbrio corpo e mente juntos. O desequilíbrio da energia vital ou da força interna, com queiram chamar, tende a se aprofundar no organismo, se transformando em doença – fisicamente é assim que o desequilíbrio se manifesta.
Nós os seres humanos nunca adoecemos num determinado órgão do nosso corpo apenas, não existem áreas isoladas. Não se separa o corpo da mente. Qualquer sintoma, por mais simples que se apresente, significa um desequilíbrio para todo o nosso organismo. As pessoas podem mudar, os desequilíbrios também. Quando de uma consulta perguntamos: “DO QUE TEM MEDO?” Algumas vezes são respostas vagas, outras enormes e detalhadas, diversas são precisas e tem sempre alguém que rapidamente diz: “NÃO TENHO MEDO DE NADA”. Para cada uma dessas respostas, existe uma pintura, um quadro, uma matéria médica, um ponto que torna o indivíduo único. Até a não NÃO existência de algo é um sinal.

Samuel Hahnemann em sua doutrina homeopática afirmou não haver doenças e sim doentes. Isso possibilita que dois indivíduos os mais com o mesmo diagnóstico de doença, recebam medicamentos homeopáticos diferentes, devido a suas personalidades homeopáticas.
Aí você me pergunta: E se por ventura duas pessoas receberem o mesmo medicamento para o mesmo diagnóstico de doença? Isso significa que elas tem a mesma personalidade?
NÃO. Isso significa que por alguma razão, existe uma conjunção de fatores que se assemelha muito. Pessoas que sofreram abusos físicos e sexuais, remanescentes de acidentes e guerras, histórias de separação familiar bastante parecida, indivíduos que possuam quadro clínico epidêmico e assim por diante. Mesmo assim a reação dificilmente será igual, a resistência física e a capacidade emocional de reação sempre são diferentes, o que muda a dosagem da medicação, a hora de aplicação, enfim, a posologia em geral. Resumindo, não existe receita de bolo.
Desequilíbrios ou doenças diferentes poderão ter como base a administração de medicações iguais e promoverem a cura da mesma forma.
O mais belo da Personalidade homeopática é que sua análise, pesquisa e observação, distribuem a responsabilidade de cura de uma forma conjunta. O paciente acaba por procurar um aprimoramento maior da sua auto-observação e o homeopata desenvolve a capacidade de compreender e observar de forma minuciosa todas as cores dessa pintura.
Resumindo: A consulta homeopática é um quadro pintado a dois e as Personalidades Homeopáticas são a palheta de tinta que irá possibilitar a escolha de várias nuances. E essa pintura, esse quadro é único.

É claro que existem hoje, basicamente três realidades dignas de distinção:

A primeira delas é a realidade epidêmica ou de surto. Ex: a dengue, cólera. A medicação deve e pode ser distribuída a todos de forma igualitária. Não a tempo de individualizar.

Outra realidade é a do paciente que conhece a Homeopatia e seu tratamento único, sua pintura e chega a usar homeopatias diferenciadas, baseadas apenas em sintomas emergenciais.

A terceira é banalizar a Homeopatia como Composto Homeopático e pronto. Remédio de balcão. Isso pode até apresentar um ponto positivo à primeira vista, já que se excluem medicamentos pesados e cheios de reações adversas, entretanto esse procedimento sendo efetuado de forma única pode camuflar sintomas sérios de desequilíbrios severos e apenas fazer com que a doença física ou mental cresça de forma camuflada. AUTO MEDICAÇÃO SEMPRE É UM RISCO.

Um ponto grave da desinformação é de que em face a um acidente de carro por exemplo, ou um diagnóstico de câncer, uma gastrite, enfim, a Homeopatia ou a Fitoterapia ou mesmo a Naturopatia deva ser abandonada em detrimento exclusivo de um tratamento ortodoxo. Mais uma vez fica o alerta. Somos únicos, mais não somos feitos somente de um tipo de barro. Melhorar, observar e mudar os nossos hábitos ruins é um grande avanço e o segredo tão claro para vivermos melhor com o que somos, quem somos e o que queremos.


Novembro Verde


  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...