27 de nov. de 2013

A MULHER E A MEDICINA HOMEOPÁTICA (2) Menopausa e Homeopatia



A MULHER E A MEDICINA HOMEOPÁTICA 




Pintura de Anna Marie Zylberman





Começo um conjunto de artigos cujo sujeito é a mulher adulta e as diferentes fases hormonais.
A MEDICINA HOMEOPÁTICA NÃO TRATA DAS DIFERENTES FACES HORMONAIS E SEUS SINTOMAS, A MEDICINA HOMEOPÁTICA trata de cada mulher em especial que está passando por estas faces.
O remédio a ser administrado vai depender da história de cada uma, das diferentes circunstâncias que existiram nesta trajetória pessoal, da bagagem genética, da alimentação, estilo de vida, família e relacionamentos que esta mulher em especial viveu, seu histórico de doenças, sua forma de ver e sentir o mundo.
Um remédio homeopático para cada mulher em especial.

Os resultados do tratamento são muito satisfatórios, cada mulher em especial fica melhor, independente das circunstâncias, seu sistema endócrino se autorregula, seu sistema emocional autorregula também.
_” os problemas estão iguais, mas eu estou melhor! ”__, escutamos dizer.

Não podemos oferecer um remédio para o climatério ou para a pós-menopausa, mas podemos oferecer um ótimo remédio autorregulador, para a mulher que está passando por esse período.

O remédio homeopático regula, equilibra o que hoje na biomedicina chama-se de: psiconeuroimunoendôcrino,... palavra longa e difícil mas todos temos e somos , uma unidade do Ser, um sistema psiconeuroimunoendôcrino.


Confira!

Continuamos com  Menopausa
Obrigado pela sua visita



Informações gerais


Em primeiro lugar é necessário relembrar que menopausa é uma fase de transformação da mulher, assim como foi a puberdade e a menarca (primeira menstruação), algum tempo atrás. Como naquela fase, algumas modificações podem ocorrer, e se puxarem um pouco pela memória, muitas mulheres irão perceber que não foi uma fase tão fácil de ser ultrapassada, algumas se recordarão que foi exatamente neste momento em que seu corpo ia se transformando, que seu temperamento foi alterando, muitas vezes apresentando desconforto e insegurança, além da ocorrência de certas doenças.
Pois bem, da mesma forma, a menopausa deve ser observada com critério, pois é um momento delicado. O que acontece é que nestas fases de transformação o indivíduo fica sujeito a desenvolver suas tendências, e algumas pessoas irão precisar de mais cuidados que outras, não pela menopausa em si, mas por características INDIVIDUAIS que poderão ser afloradas neste período.
Mas temos também o outro lado desta situação, onde parte deste grupo acaba por sentir-se muitíssimo bem com o fim dos períodos de menstruação, ocorrendo uma verdadeira libertação física, emocional e, até mesmo o fim de certos males, como enxaqueca, insônia, processos gastrointestinais e outros.
Desta forma, encontramos na Homeopatia uma grande aliada pois como vimos, o processo é individual, e é aqui o domínio maior desta medicina que visa não a doença, mas o indivíduo e suas tendências através do princípio da semelhança, como já explicado neste blog. Com relação à reposição hormonal, tenho a dizer que não se repõe aquilo que naturalmente não é para se ter. A natureza só torna fértil um organismo que já está preparado para sustentar o desenvolver de uma vida em seu interior, pois se o fizesse antes, certamente colocaria este organismo em risco a mãe e, obviamente esta criança não teria chances. Por volta dos 45 a 55 anos a mulher encerra sua vida fértil. Não estaria novamente a natureza preservando a mulher?
 Alguns trabalhos demonstram que gestações não naturais, em mulheres com mais de 50 anos, apresentam 2 vezes mais pré-eclâmpsia ( quadro de alto risco) e diabetes, com relação a gestação em mulheres jovens. Isto sem falar nas possíveis consequências a médio e longo prazo. Para finalizar, em trabalho apresentado no 7° Congresso Internacional de Homeopatia em Buenos Aires, Argentina, com o nome de "Estudo da Efetividade do Tratamento Homeopático de Mulheres portadoras da Síndrome do Climatério tratadas no Ambulatório de Ginecologia da Unidade de Homeopatia do Servidor Público Municipal em São Paulo, Brasil", mostrou que o tratamento homeopático apresentou resposta benéfica em 89% das pacientes estudadas com idade entre 42 e 61 anos.
 Além disso demonstrou-se mais barato que o tratamento hormonal, além de ser isento de efeitos colaterais.



  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...