13 de jun. de 2013

Síndrome do Pânico e Homeopatia (1)



Muitas vezes as primeiras crises da chamada Síndrome ou Transtorno do Pânico aparecem subitamente, em situações normais e habituais. Algumas vezes os sintomas aparecem após uma experiência traumática, na qual a pessoa se sentiu indefesa ou humilhada ou sem possibilidade de reação, um assalto, sequestro ou acidente, por exemplo.
Normalmente, a pessoa que sofre desse distúrbio costuma passar por cardiologistas, clínicos, hospitais e laboratórios, mas, na maioria dos casos, não apresenta nenhum problema físico.
O paciente conta:_ Fiz um check-up em diversos médicos e nada constava. Foi nesse momento que decidi procurar um psiquiatra. Ele me passou antidepressivo e, posteriormente, comecei a fazer terapia.
Após passar por muitas crises, a pessoa pode não ter mais os sintomas físicos típicos, mas ainda sente medos por ela própria classificados como "inexplicáveis". São as fobias sociais, como, por exemplo, o receio de dirigir, participar de reuniões, viajar, ficar sozinha ou em locais com grande concentração de público.

Causas 

A razão mais comum para o desencadeamento das crises é a psicológica. Reação a um estresse ou a uma situação complicada, cuja solução é igualmente difícil. Essa ocasião pode ser profissional, afetiva, financeira, entre outras. Já as alterações no organismo são provocadas por medicamentos ou abuso de bebidas alcoólicas. O mais comum é uma combinação de varias causas.

O que a pessoa sente quando tem um Ataque de Pânico:

O ataque de pânico começa de repente e, na maioria das vezes, atinge seu ápice dentro de 10 a 20 minutos. Alguns sintomas podem continuar por uma hora ou mais. Um ataque de pânico pode ser confundido com um ataque cardíaco.
Os ataques de pânico podem incluir ansiedade por estar em uma situação da qual seria difícil escapar (como estar no meio de uma multidão ou viajando em um carro ou ônibus).
Uma pessoa com síndrome do pânico muitas vezes vive com medo de ter outro ataque e também pode ter medo de estar sozinho ou longe da ajuda médica.
As pessoas com síndrome do pânico têm pelo menos quatro dos seguintes sintomas durante um ataque:
Dor no peito ou desconforto

Tontura ou desmaio

Medo de morrer

Medo de perder o controle ou de uma tragédia iminente.

Sensação de engasgar

Sentimentos de indiferença

Sensação de estar fora da realidade

Náuseas ou mal-estar estomacal

Dormência ou formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto.

Palpitações, ritmo cardíaco acelerado ou taquicardia.

Sensação de falta de ar ou sufocamento.

Suor, calafrios ou ondas de calor.

Tremores.

Os ataques de pânico podem alterar o comportamento em casa, na escola ou no trabalho. As pessoas com a síndrome do pânico muitas vezes se preocupam com os efeitos de seus ataques de pânico.
Observação:
As pessoas com essa síndrome podem ter sintomas de:
Alcoolismo
Depressão
Abuso de drogas

Os ataques de pânico não podem ser previstos. Pelo menos nos estágios iniciais do transtorno, não há nada específico que desencadeie o ataque. Lembrar-se de um ataque anterior pode desencadear ataques de pânico.

Tratamento
A boa noticia é que a Homeopatia trata eficazmente a Síndrome do Pânico, não existe um remédio específico para a síndrome, mas existe um remédio específico para você que está passando por essas crises.
Cada paciente tem seus “pânicos” típicos e a sua forma especial e peculiar de sofrer, e justamente é esta sua maneira específica de sofrer que a Homeopatia trata com resultados muito bons.


Dra. Graciela Alicia Martínez



  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...