7 de jun. de 2013

Fibromialgia e Homeopatia


A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com áreas do sistema nervoso central que regulam os mecanismos de como sentimos dor, atinge em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos.
A causa específica da fibromialgia é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores da doença e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.


Sintomas ou queixas

A dor na Fibromialgia
é difusa afetando uma grande parte do corpo. Em certas ocasiões, a dor começa de forma generalizada e em outras em uma área determinada, como o pescoço, ombros, coluna lombar, etc. estendendo-se a partir daí.
O cansaço caracteriza-se por se manter durante quase todo o dia.
O sono não é reparador (repousante) a pessoa acorda cansada.
As pessoas com fibromialgia apresentam com frequência quadros de ansiedade e depressão Assim como enxaqueca, o chamado cólon irritável, boca seca e transtornos na circulação nas mãos e pés.

O diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia baseia-se na identificação dos pontos dolorosos. Ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientá-lo. A medicina ocidental atual ainda não identificou a causa desta síndrome (ou conjunto de sintomas).

Tratamento Homeopático:

 A Homeopatia é uma das modalidades de tratamento mais eficazes no tratamento da Fibromialgia.

O que melhora primeiro é o estado de animo, o “pique” e já na primeira melhora a qualidade do sono.
Já no primeiro mês as dores diminuem de forma considerável.
   


  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...