5 de jun. de 2013

Insônia,sonambulismo, apneia, narcolepsia e bruxismo- Distúrbios do sono e Homeopatia


Ansiedade, depressão e estresse estão entre os principais responsáveis.





Curar os insones como indivíduos e não a insônia como uma doença que atinge muitas pessoas é a proposta da Homeopatia.
 Com medicações individualizadas e mudanças de hábitos, o método trata ainda pacientes com sonambulismo, apneia, narcolepsia e bruxismo, entre outros distúrbios do sono.
Do ponto de vista dos homeopatas, esses problemas são sintomas de um desequilíbrio. Por isso, após analisar o paciente de forma ampla e subjetiva, o médico determina uma série de ações para a sua cura.
Diferentemente da alopatia, a homeopatia não trata sintomas, mas sim, procura atuar na energia vital do individuo para restabelecer o equilíbrio energético.  
A Homeopatia trata as causas dos distúrbios do sono.

A primeira recomendação é se preparar para dormir com, pelo menos, duas horas de antecedência.
É aconselhável não ver televisão ou optar por programas tranquilos, além de evitar luzes e barulhos fortes.

A orientação mais importante, porém, é não levar preocupações para a cama. Para isso, cada pessoa deve descobrir uma maneira de relaxar e se distrair diariamente antes de tentar pegar no sono. 
distúrbios do sono
A ansiedade, depressão e o stress são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento de distúrbios do sono.
 Na homeopatia, então, o desafio é encontrar as causas dos problemas emocionais para que a resolução deles ajude na melhora do quadro geral. Mas se engana quem pensa que essa é uma tarefa fácil. Os motivos pelos quais uma pessoa fica estressada podem ser tão sutis quanto os que criam medos, como de altura e de multidão.

Nesse quadro, as crianças também ganham espaço. Infelizmente, elas não são exceção no consultório médico.
É comum as crianças apresentarem dificuldades em dormir, mesmo que aparentemente elas não enfrentem uma vida atribulada e difícil como um adulto.
As crianças têm também insônia, sono interrompido e pesadelos noturnos. Uma das causas é a ausência da presença de pais durante o dia. Por isso, à noite, acordam para conferir se os pais estão por perto.É um sintoma da sensação de abandono.
O estilo de vida, basicamente sedentário, impossibilita as crianças de gastarem energia como deveriam.
Em função disto, muitas crianças são diagnosticadas como hiperativas, quando, na verdade, se tivessem espaço e fossem estimuladas a brincar e a exercitar seus corpos, não apresentariam esses problemas.
Se preocupar com a qualidade do seu sono não é um luxo. A sua disposição e o seu rendimento no dia seguinte estão totalmente atrelados à capacidade de relaxar e deixar o corpo se autoajustar.
Não dormindo, a pessoa diminui a condição física e a imunidade, ficando mais propensa a doenças contagiosas, a memória piora e ainda potencializa qualquer disfunção como os problemas cardíacos e de pressão. 


Adolescência e Homeopatia: tudo a ver.



Aborrecente. Quando são pequenos a gente sente vontade de comê-los de tão gostosinhos. E quando eles crescem, a gente se arrepende de não tê-los comido quando eram pequenininhos. Sempre que se pensa em um ou uma adolescente, a primeira idéia que aparece é a de problemas. Como se isso acontecesse somente nessa fase de nossas vidas ou como se não houvesse nada de bom que pudesse vir dele e com ele. A adolescência é uma fase de transformações e mudanças que envolvem não só o físico (acne, primeira menstruação, transpiração etc.), mas também a personalidade, a autoestima, os relacionamentos familiares, sociais, sexuais e afetivos.

A adolescência é uma ponte entre a criança que fomos (e que é difícil deixar de ser) e o adulto que seremos (e que é difícil chegar a ser). Ou seja, é uma passagem. E como é que podemos nos sentir seguros e confiantes em um lugar que não conhecemos, que não sabemos quando chegamos e não temos ideia de quando vamos sair?
A homeopatia é uma especialidade médica que trata o indivíduo como um todo, buscando encontrar seu equilíbrio e mantendo-o saudável para que ele possa alcançar seus objetivos de forma harmoniosa, suave e definitiva.

A princípio, pode parecer que são duas situações incompatíveis e antagônicas. A adolescência, com toda a sua impaciência, intolerância e imediatismo, e a homeopatia, demorando para fazer efeito, piorando para depois melhorar, toda zen.
Ambos os conceitos não são totalmente verdadeiros. O adolescente busca se conhecer, conquistar o mundo e parece não ter tempo para esperar. A busca do adolescente é para se tornar independente, para andar com seus próprios pés, experienciar suas próprias emoções o mais rápido possível. Afinal, essa é só uma fase de passagem e ele não sabe quando vai ter de se transformar em um adulto. Assim, ele precisa de respostas objetivas e concretas que o orientem e estimulem sua busca.

A homeopatia (por meio de uma consulta humanizada e de um tratamento mais natural) pode ser um caminho que propicie ao adolescente um encontro menos penoso de sua realidade, diminuindo o sofrimento da transformação e mostrando a ele, e a seus familiares, que crescer pode ser algo natural para todos.
Os efeitos da homeopatia podem ser sentidos desde o início do tratamento, mas a plenitude de sua ação vai acompanhar o desenvolvimento do adolescente, junto com ele (e não contra ele). A base da homeopatia é a lei da semelhança. A homeopatia e o adolescente podem caminhar juntos, adequando-se e adaptando-se para atingir o objetivo: o autoconhecimento para essa passagem.
Na minha prática em consultório, tenho aprendido com os adolescentes a ajudá-los, utilizando o que a homeopatia me ensinou de melhor: ser um observador atento, sem preconceitos, buscando o melhor caminho. E sabe que isso tem dado certo?


Dr. Moises Chencinski

Médico especializado em Pediatria e Homeopatia

ECOMEDICINA - Escola Bahiana de Medicina realizará estudo sobre uso da Homeopatia no tratamento da dengue

ECOMEDICINA - Escola Bahiana de Medicina realizará estudo sobre uso da Homeopatia no tratamento da dengue

HOMEOPATIA COMO ESPECIALIDADE MÉDICA



A homeopatia é uma especialidade médica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) pela Resolução 1000 / 1980, de 21/07/1980. 

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...