10 de mar. de 2013

O principio da cura do doente e não da doença






“Insight”

Há muitos anos atrás, segundo a lenda, o inca doente e sedento caiu ao lado da arvore e bebeu da poça d’água tornada amarga pela casca da arvore que era a Quina.Com isso curou-se da sua malária.
Há quase 210 anos atrás Hahnemann (estava sadio) experimentou a água tornada amarga pela casca da quina e teve os sintomas da malaria.
 “Insight” na mente do gênio
Resgata-se o principio da similitude. O semelhante cura o semelhante.
Como pesquisador Hahnemann continua experimentando substâncias em si, em familiares e amigos, percebem que nos que experimentam surgem sintomas de ordem física e mental , resgata o principio na unidade.
Reinicia então a sua prática médica (da qual estava afastado por achar que a medicina da sua época era dês-humana e ineficaz) prescrevendo pela semelhança. Procurava o remédio que provocava na pessoa sadia os sintomas mais semelhantes aos que apresentava a pessoa doente.
Obtinha resultados bons, mas ainda não eram os melhores. Começa então, fruto da observação a prescrever para os sintomas estranhos, raros e peculiares (aqueles que fazem que a pessoa seja ela e não outra), buscando basear-se na especificidade de cada um, observando então uma melhor movimentação do todo e não apenas das partes.
Resgata-se o principio da cura do doente e não da doença
Pois é, a Medicina Homeopática nasce da experiência científica pessoal do seu próprio criador: o médico sanitarista alemão Samuel Hahnemann.
Ele não precisou estabelecer uma hipótese como verdade e depois montar um esquema para comprovar esta verdade no laboratório, a verdade hahnemanniana surge da observação da própria mãe natureza e é comprovada no laboratório do seu próprio Ser.

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...