21 de ago. de 2012

Uso de Homeopatia contra Dengue


Trabalho de prevenção à dengue recebe reconhecimento internacional
Prefeitura de Macaé



As ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde nos últimos anos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue receberam mais uma vez o reconhecimento internacional. O município receberá na próxima semana em Curitiba, o Prêmio Integracion Latino Americano 2012 que será conferido pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social durante o “XLV Panel Latino Americano de Integración”.

O prêmio, troféu e diploma serão entregues à secretária de Saúde, Liane Machry no próximo dia 24, em reconhecimento aos trabalhos, projetos e programas desenvolvidos para melhoria da qualidade de vida da população.

Ela lembra que o trabalho reconhecido como experiência exitosa teve início em gestões anteriores à sua, mas que vem incentivando novos investimentos na área, como inclusão de outros profissionais e outras modalidades de práticas integrativas em saúde.

- A Secretaria Saúde realiza um trabalho de enfrentamento da dengue baseada na intersetorialidade, com envolvimento dos setores de saúde, saneamento, limpeza urbana, meio ambiente, educação e a sociedade. Sendo que durante a epidemia de dengue em 2007 se agregou ao plano de contingência a utilização de medicamento homeopático, motivados pela publicação da portaria MS/GM nº 971 03/05/06, aprovando a Política Nacional de Práticas Integradas e Complementares (PNPIC), no SUS, que prevê o uso da homeopatia na implantação de protocolos voltados à ação nas endemias e epidemias, comentou.

A gerente de Vigilância em Saúde, Laila Nunes que implementou o projeto em 2007 na rede municipal de saúde ressalta que o trabalho demonstrou que a utilização da homeopatia minimiza as complicações da epidemia de dengue e pode ser implementada rapidamente, tendo baixo custo e ampla adesão da população.

- A experiência de Macaé demonstrou que a utilização da homeopatia em estimular os mecanismos naturais de cura do organismo, minimizando as complicações da dengue pode ser implementada facilmente, mesmo em período epidêmico, uma vez que demanda breve período de tempo entre o início do surto e o estudo do gênio epidêmico para escolha do medicamento adequado, falou.

Reconhecimento - Pela relevância e repercussão do projeto, o município já foi convidado a participar de diversos trabalhos desenvolvidos na área de práticas integrativas no país.
Entre as participações a secretaria de Saúde auxiliou na revisão do texto da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em novembro de 2010 e a experiência de Macaé foi apresentada na Reunião de Gestores Estaduais e Municipais de Práticas Integrativas e Complementares em junho de 2011 e no 11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade em junho de 2011 á convite da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde. Desde 2010 o trabalho está incluído no projeto de pesquisa financiado pelo Ministério da Saúde denominado Programa de Educação para o
Trabalho – PET Saúde – em Vigilância em Saúde.

Resultado – Os resultados da inclusão da homeopatia nas ações de controle da dengue no município foram notados no ano seguinte.

Segundo dados gerência de Vigilância em Saúde a incidência da doença em 2008 teve queda de 71%, em relação ao ano de 2007, enquanto na região norte fluminense da qual Macaé faz parte teve aumento de 273% e no estado do Rio de Janeiro teve aumento de 315%. O trabalho com homeopatia somente é realizado em Macaé em relação às cidades citadas.

No ano de 2007, foram tratados com homeopatia 129 pacientes que retornaram às suas atividades normais dentro 05 dias e nenhum evoluiu para dengue hemorrágica e somente 02 foram internados para hidratação venosa. Quanto ao medicamento homeopático, foram distribuídas gratuitamente pela Secretaria de Saúde de Macaé nos anos de: 2007- 216.000 doses, 2008- 203.878 doses, 2009 - 211.059 doses, 2010 - 178.677 doses. Quanto à letalidade dos casos notificados e não descartados de dengue foi de 0,2 em 2007, 0,0 em 2008, 0,1 em 2009 e 0,2 em 2010.

Laila explica que no ano de 2010 a meta pactuada da taxa de letalidade das formas graves para o município de Macaé foi de 2,58, sendo que o município alcançou 0,68, taxa bem menor se comparada ao Estado e municípios da região. “No ano de 2011 foi realizado pesquisa das pessoas que utilizaram o medicamento homeopático profilático de bloqueio, ou seja, os moradores das casas dos pacientes que tiveram dengue em 2010 e o resultado foi que de 231 pessoas, somente 45 tiveram dengue e 186 pessoas não tiveram a doença, significando uma proteção contra a dengue de 80,5%”, garantiu.


Fonte: 17/08/2012 12h12 - Jornalista: Genimarta Oliveira

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...