18 de out. de 2012

Os sintomas corporais e psicológicos da ansiedade




Os sintomas corporais e psicológicos da ansiedade são:
- inquietação interna; 
- medo difuso e impreciso;
- apreensão desagradável;
- sensação de opressão e de desconforto;
- preocupações exageradas;
- insegurança;
- irritabilidade;
- dificuldade para se concentrar;
- insônia;
- termos populares: "nervosismo", "agonia", "coisa ruim na cabeça";
- taquicardia (batedeiras), palpitações, opressão torácica; 
- desconforto respiratório;
- sudorese, geralmente fria; 
- formigamentos, agulhadas, etc. (que não obedecem à distribuição anatômica de uma neuropatia, por exemplo);
- tensão muscular, dificuldade para relaxar;
- dores musculares, cefaleia, dor precordial; 
- tontura, tremedeira, secura na boca, palidez, acessos de calor;
- queimação, náuseas, diarreias, etc.;
- termos populares: "gastura", "repuxamento nos nervos";
O medo, por sua vez, origina grande parte da ansiedade e é caracterizado por referir-se a um objeto mais ou menos preciso.
O medo é, quase sempre, medo de algo, de alguma situação, pessoa, animal, etc.
Quais são então os transtornos nos quais a ansiedade é o elemento central?
As principais síndromes ansiosas são:

Síndrome de Ansiedade Generalizada

Caracteriza-se pela presença de sintomas ansiosos na maior parte dos dias, por pelo menos 6 meses.
A pessoa vive angustiada, tensa, preocupada, nervosa ou irritada.
Nestes quadros são frequentes sintomas como insônia, dificuldade em relaxar, angústia constante, irritabilidade aumentada e dificuldade em concentrar-se.

 Síndrome do Pânico

Em alguns pacientes, a ansiedade se manifesta sob a forma de crises abruptas, repentinas, com a eclosão de vários sintomas ansiosos, em número e intensidade significativos. Associado às crises agudas e intensas de ansiedade, pode ou não haver sintomas constantes da síndrome de ansiedade generalizada.
Leia a postagem sobre a Síndrome do Pânico e seu Tratamento Homeopático

 Fobias
Fobia (do Grego φόβος "medo"), em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada frente a situações, objetos, animais ou lugares.
Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicologia as fobias fazem parte do espectro dos transtornos de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.
São vários os tipos de fobias:
Agorafobia - Medo de estar em lugares públicos concorridos, onde o indivíduo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida.
Fobia Social - Medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público.
Fobia Simples - Medo circunscrito diante objetos ou situações concretas.
Animais (aranhas, cobras, sapos, etc.).
Ex: Aracnofobia: medo, pavor à aranha.
Aspectos do ambiente natural (trovoadas, terremotos, etc.).
Sangue injeções ou feridas
Situações (alturas, andar de avião, andar de elevador, etc.).
Outros tipos (medo de vomitar, contrair uma doença, etc.).

Tratamento Homeopático


A medicina homeopática é na atualidade a única medicina ocidental, que considera a unidade do ser, este conceito é semelhante ao conceito de corpomente das medicinas orientais.
O significado de unidade do ser está relacionado ao conceito de unicidade que considera que em cada parte temos informação do todo.
A Homeopatia considera a unidade do ser, tanto para fazer os diagnósticos como para escolher O Medicamento.
Para realizar uma consulta homeopática é necessário tempo, tanto do médico como do paciente, já que nesta consulta são feitos vários diagnósticos.
Estes são:1.Diagnóstico clínico : é o nome da doença segundo a medicina ocidental atual, e surge após o interrogatório , o exame físico e a verificação dos exames laboratoriais e/ou de imagem, quando necessários.
2. Diagnóstico da predisposição : é a verificação das tendências do paciente a adoecer de determinados órgãos e de uma forma especial , isto é feito através do estudo das doenças da família e das doenças do paciente ao longo da sua vida.
3. Diagnóstico biopatográfico : é a verificação das respostas físicas e psíquicas do paciente aos determinados fatos da vida (mudança de trabalho, mudanças na estrutura da família, perdas afetivas , etc)
4. Diagnóstico do Medicamento: de acordo com as respostas sobre a maneira de ser do paciente (medos, estados de animo, temas de sonhos) o médico homeopata conhece o perfil psicológico do paciente que junto aos sintomas físicos, desejos alimentares, comportamento em relação ao clima, acabam formando um mosaico de sintomas.
O médico homeopata comparara o mosaico de sintomas do paciente com os mosaicos dos sintomas apresentados pelos medicamentos, quando experimentados,escolhendo assim o mais semelhante às características apresentadas por cada paciente em especial.

Desta forma vemos que cada ansiedade , cada Síndrome do Pânico vai ter uma medicação diferente dependendo de cada paciente.
Os diferentes medos também tem remédios específicos 
Os resultados do tratamento são muito satisfatórios 







Um comentário:

  1. ola por favor me ajude estou desesperada,ha um ano sinto muita falta de ar 24hrs,muita dor no peito e me sinto sufocada.tenho muito medo d morrer de um problema cardiaco ou d falta d ar.fui em varios medicos me disseram q e ansiedade e sindrome do panico,fiz o eletrocardiograma deu bom.mais sera q n tenho algum problema no coraçao? tomo medicamento p ansiedade mais n adianta!to cansada ja n aguento mais viver sem ar!me ajudaaaa!obrigada pela atençao.

    ResponderExcluir

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...