29 de set. de 2011

Sensualidade , sexualidade no envelhecer


O processo de envelhecer é idêntico para todos os seres humanos e a individualização ocorre na dependência do funcionamento das suas células e órgãos pessoais. A vitalidade funciona conforme o indivíduo se comportou durante a vida, semelhante processo ocorrerá na velhice. Envelhecemos como vivemos a vida. Quando a pessoa adquire hábitos saudáveis de vida, estes acompanharão até seu último suspiro.



Na velhice ocorrem alterações e diminuições de funções celulares, hormonais, funcionais, musculoesquelética em todos os sistemas biológicos do ser humano. Podemos minimizar o processo acelerado de envelhecer e de adoecer? Podemos retardar o processo de aterosclerose? É possível um envelhecer sadio e com qualidade de vida?



Nossa mente-corpo é resultado dos cuidados que tivemos com ela durante toda a vida. Se tivermos maus hábitos como: sal, açúcar refinado, álcool, tabaco, drogas, stress, insônia, sobrecarga física ou atividades insalubres, vai ter conseqüências na velhice.



Geralmente o sexo satisfatório no envelhecer, foi também satisfatório durante toda a vida. Uma vida saudável com atividade física moderada e uma dieta vitalizante são fatores que ajudam na terceira idade a manter a libido e a sensualidade vivas no envelhecer. Somos a experiência que aprendemos com a vida.



É necessário combater o estigma da ignorância que acham que o idoso é assexuado e que a sua realidade, seu nível de consciência é igual ao nível de planta, sentado em frente de uma TV, sem atividade social ou virando entretenimento, terapeutas de lazer dos netos. Eles têm desejos sensuais e sexuais e gostam de viver a vida intensamente.


Autor: Dr. Mauro Motaury

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...