11 de jan. de 2011

A Unidade do Ser e os Diagnósticos Homeopáticos

A medicina homeopática é na atualidade a única medicina ocidental, que considera a unidade do ser, este conceito é semelhante ao conceito de corpomente das medicinas orientais.
O significado de unidade do ser está relacionado ao conceito de unicidade que considera que em cada parte temos informação do todo.

A Homeopatia considera a unidade do ser, tanto para fazer os diagnósticos como para escolher o Medicamento.

Para realizar uma consulta homeopática é necessário tempo, tanto do médico como do paciente, já que nesta consulta são feitos vários diagnósticos.
Estes são:1.Diagnóstico clínico : é o nome da doença segundo a medicina ocidental atual, e surge após o interrogatório , o exame físico e a verificação dos exames laboratoriais e/ou de imagem, quando necessários.
2. Diagnóstico da predisposição : é a verificação das tendências do paciente a adoecer de determinados órgãos e de uma forma especial , isto é feito através do estudo das doenças da família e das doenças do paciente ao longo da sua vida.
3. Diagnóstico biopatografico : é a verificação das respostas físicas e psíquicas do paciente aos determinados fatos da vida (mudança de trabalho, mudanças na estrutura da família, perdas afetivas , etc)

4. Diagnóstico do Medicamento: de acordo com as respostas sobre a maneira de ser do paciente (medos, estados de animo, temas de sonhos) o médico homeopata conhece o perfil psicológico do paciente que junto aos sintomas físicos, desejos alimentares, comportamento em relação ao clima, acabam formando um mosaico de sintomas.
O médico homeopata comparara o mosaico de sintomas do paciente com os mosaicos dos sintomas apresentados pelos medicamentos, quando experimentados,escolhendo assim o mais semelhante às características apresentadas por cada paciente em especial.


Dra. Graciela Alicia Martínez
Médica Homeopata

A consulta homeopática (1)

Na consulta homeopática você é avaliado como é num consultório de Clínica Geral, o diagnóstico clínico é um dos diagnósticos que o médico não deixa de fazer.
Mas na consulta da Medicina Homeopática o que importa é o paciente, que como ser humano é único e irrepetível e tem uma historia. As doenças são biográficas, também tem uma história, o inicio de uma doença crônica acompanha a vida do paciente.

As células também vivenciam as emoções e os traumas físicos ou qualquer outra agressão (climática ou alimentar, por exemplo), o ser humano por acaso não é formado por conjuntos de células?

Reagimos irremediavelmente com todo nosso sistema orgânico e as doenças não se localizam em nossos pedacinhos de tecido e sim no nosso Ser.

Esta avaliação da historia das doenças e da historia de vida do paciente chama-se avaliação biopatográfica e a conclusão a que o médico homeopata chega chama-se :diagnóstico biopatográfico.

Com relação às doenças agudas acontece o mesmo: é o nosso Ser inteiro que está reagindo, quando passamos por épocas de stress , nossa resistência aos agentes externos diminui, portanto ficamos mais expostos aos vírus, bactérias , alimentos estragados , mudanças de temperatura , etc.

Mas o que foi que nos levou ao stress?

O stress nada mais é do que uma situação em que uma solicitação externa ou interna que está além da capacidade do nosso sistema orgânico, então cabe a pergunta: O que foi que aconteceu ao meu Ser para chegar nesta situação?

A resposta pode ser um uso inadequado do tempo, do dinheiro ou da nossa energia física ou psíquica. Voltamos de novo à peculiar e única maneira que temos de reagir aos fatos externos ou a cobranças internas.

Nas doenças agudas, essas que acontecem de repente (pode ser uma amigdalite ou uma apendicite) também têm o biográfico, ou seja, o que está acontecendo nas nossas vidas, tanto externa como internamente.



Dra. Graciela Alicia Martínez

Médica Homeopata
Contato :19- 32899522

A Consulta Homeopática (2)















Muita gente se interessa em saber como deveria se portar numa consulta a um homeopata. Este texto pode auxilia-lo.

É muito importante que você explique correta e detalhadamente os seus sintomas. Para isso, você precisa observar seu organismo, seus pensamentos e sentimentos.
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde) saúde diz respeito ao bem-estar físico, emocional e espiritual.
O estado da nossa saúde começa pela auto-observação. E justamente esta auto-observação que vai ajudar você na sua consulta homeopática, onde o conceito de saúde citado é levado em plena consideração.
Procure não se censurar ao relatar um sintoma. Um sintoma pode ser estranho, mas justamente por isso pode ser a “ponte” que levará a escolha do remédio mais específico para você.
Você pode dar inicio a auto-observação fazendo um resumo de seus sintomas, de como são e de que modo eles aparecem, melhoram ou pioram. Isto pode ser feito mesmo antes de ir ao consultório.Sugerimos observar detalhadamente como você se sente e os sintomas que são motivo da sua consulta.
Por exemplo,com relação ao horário, que parte do dia, tarde, noite os seus sintomas aparecem e como você se sente em cada um desses horários.
Observe a intolerância ou a melhora dos sintomas e do seu estado de ânimo em relação às mudanças climáticas, ao sol, ao vento, à chuva, à umidade, aos golpes de ar, aos lugares quentes e fechados.
Note a sua relação com o movimento e o repouso e como os seus sintomas ficam com cada um deles.
Observe a sua alimentação Hipócrates , considerado o pai da Medicina sentenciava : “Faz do teu alimento , o teu medicamento”.
De que alimentos ou sabores você sentiria falta se ficasse uma semana sem consumi-los?
Quais são os alimentos que você sente aversão? Quais são os alimentos que o seu organismo não tolera?Observe também a sua sede, a sua transpiração.
Observe seu sono. Tem dificuldades para dormir ? Como é o seu estado de humor antes e durante e depois de acordar. Que posição você adota para dormir ?
Preste atenção aos seus sonhos (principalmente se o tema ou assunto destes sonhos se repete).
Em relação aos sintomas psíquicos que “falam” da sua maneira de ser e de estar no mundo, observe seu medos, a forma de se relacionar com familiares e amigos , se é tímido, irritado, colérico ou apático.
Tente fazer um retrospectiva de sua vida. Como foi sua infância, a sua adolescência?
Que momentos foram difíceis para você? A perda de alguém muito importante, uma mágoa, uma frustração.
Quando você começa a tomar o remédio é preciso perceber as alterações de cada sintoma. É por isso que as consultas devem ser periódicas. (a cada 2 meses, a cada 3 ou 6 meses dependendo do caso de cada paciente).
Esta medicina tal vez seja mais "trabalhosa" tanto para o médico como para o paciente , mas os resultados duradouros e as mudanças profundas que acontecem, merecem sem dúvida todo esse trabalho.
A Homeopatia alem de se manter “suave e firme” ao longo dos séculos é procurada cada vez mais pela população a nível mundial.
Na França, 75% da população usou homeopatia no ano passado. Na Inglaterra, a família real é adepta desde 1830.
No Brasil, por exemplo, há hoje 20 mil médicos homeopatas, o dobro de dez anos atrás. Juntos, eles atendem 400 mil pacientes por ano.

Dra. Graciela Alicia Martínez
Médica Homeopata
e-mail: gracielaaliciamartinez@gmail.com
Tel: (19)32899522

Inquietando Espíritos

MATHEUS MARIM
GRACIELA MARTÍNEZ

A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas-São Paulo- Brasil)despertou curiosidades e inquietou os espíritos. As centenas de visitas ao site, o mais de milhar de mensagens eletrônicas, a solicitação de informações sobre o que foi dito, os pedidos de anais e cópias das fitas demonstram que o repasse feito pelos que estiveram presentes reforçou o desejo a respeito da necessidade desse tipo de discussão. Os saberes excluídos daquilo que se espera como sendo o locus que deveria estudar o universal: a Universidade. Protegida atrás de e defensora de um método apelidado de científico, que ao excluir variáveis cuidadosamente chega apenas aos resultados desejados, funciona como regente de exclusões, procurando silenciar até mesmo os acordes diferentes que nascem das incursões do seu próprio saber.
As palavras precisas de Checchinatto, a avaliação espistêmica perfeita de Chibeni, a crítica bem humorada de Chagas, a unidade imunológica demonstrada por Araújo e as soluções imagens desenvolvidas por Faigle e seus colaboradores demonstram que a Universidade alberga cérebros que a podem ajudar nessa abertura para o universal.
Ausência marcante foi a da FCM. Apenas os convidados a participar da abertura e da mesa compareceram. Apesar da apresentada reforma curricular, a fala explícita é de que a FCM continuará com orientação para formar especialistas e pesquisadores, bem ao gosto das indústrias farmacêuticas e empresas de saúde. Embora esse esquema seja reconhecido pela ONU como anacrônico desde 1962 por não atender às necessidades dos países subdesenvolvidos (naquela época) e tecnologicamente excluídos nos dias de hoje (75% do Brasil está nessa categoria), ele ainda persiste, pois está na dependência dos seus financiadores.
Não cabe neste artigo discutir o que é a homeopatia, seu histórico, estatuto, pressupostos, prática, eficiência, efetividade. Isso tudo deve ser discutido dentro da Universidade, intra muros, não extra muros, ou então que caiam os muros pois nada há a temer, apenas crescer.

_________________________________



Matheus Marim e Graciela Martínez são da Comissão de Pesquisa da
Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB)

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP



E-mail: webmaster@unicamp.br

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...