8 de jan. de 2011

O cuidado com o meio ambiente começa com o cuidado de si

Nosso corpo é o “berço” da nossa mente ou esse conjunto de emoções, sensações e pensamentos que nos acompanham desde o nascimento. Nosso corpo registra e transmite sinais (informações) , de forma simultânea, para nosso próprio sistema interior, e para o ambiente exterior, numa troca constante.
Interagimos com tudo o que existe no Universo, irradiando de forma consciente ou não, aquilo que somos.
O que possa ter acontecido há muito tempo atrás, fica registrado nas nossas células, é como se elas tivessem a sua própria memória.
Para a medicina Homeopática é importante que o paciente “pratique” a Auto-observação
Você pode dar inicio a auto-observação fazendo um resumo de seus sintomas, tudo aquilo que o incomoda , também tudo aquilo que sente falta.
Você já pensou do que sente falta ?
Este resumo de sintomas, pode ser feito mesmo antes de ir ao consultório, antes da sua primeira consulta ou antes das consultas de acompanhamento
A medicina homeopática também partilha com as medicinas orientais o conceito de energia humana .
Para a medicina homeopática a energia humana é chamada de Energia Vital .A Energia Vital é responsável pelo funcionamento orgânico e pelo fluir dos nossos pensamentos e emoções .
A medicina homeopática possui recursos diagnósticos e terapêuticos para tratar o paciente desde o ponto de vista do clínico geral .
Como considera o ser humano na sua totalidade e individualidade, utiliza os seus recursos diagnósticos e terapêuticos também para cuidar da essência pessoal de cada um, podendo equilibrar o que há mais intimo e característico numa pessoa

Dra. Graciela Alicia Martínez
Medicina Homeopática
Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura

e-mail: gracielaaliciamartinez@gmail.com












Subscribe with Bloglines

Rejuvenescimento - O ensinamento das Abelhas














Primeiro falaremos sobre o que é o envelhecimento?

O envelhecimento está relacionado a crenças e a maneira de você metabolizar o tempo.
Uma crença é algo a que você se aferra porque pensa que é verdade, se você “acredita” que partir dos 35 ou 40 anos as pessoas ficam mais velhas certamente a partir dessas idades você começará a envelhecer.
È difícil definir o envelhecimento, para a ciência continua sendo um mistério ...os seres vivos e os seres humanos envelhecem como querem ou podem sem se encaixar em padrões ...
A incrível história da abelha

A abelha, por exemplo, pode mudar de idade a seu bel-prazer.Toda colméia precisa de jovens operárias cujo trabalho é ficar em casa para cuidar e alimentar as larvas .Apos três semanas essas operárias crescem e passam a integrar a equipe que sai para colher pólen , as forrageadoras.
Num determinado período pode haver um número demasiado de jovens operarias ou velhas forrageadoras. Na primavera, o número de larvas pode ser tão grande que a colméia precisa de mais forrageadoras maduras, e bem depressa. Por outro lado se um enxame se divide e resolve formar uma nova colônia, esta certamente será composta de abelhas mais velhas. Sentindo a carência de jovens , algumas dessas forrageadoras.velhas revertem suas idades e se tornam novas de novo -regeneram os hormônios das operarias jovens e chegam inclusive a recriar as glândulas que haviam definhado e que são necessárias para produção do alimento destinado às larvas
Para as abelhas o envelhecimento não é um processo ditado por um cronograma fixo.
È, isto sim, um processo “plástico”, capaz de ir para frente e para trás, reduzir a marcha e acelerar...
As células do ser humano estão sendo pesquisados pela Biologia Molecular e a Neurobiologia e dados importantes estão sendo revelados também sobre a plasticidade da vida humana.
Uma coisa é certa assim como a crença sobre velhice vai determinando o envelhecimento, fatores como:
a ingestão de álcool
excesso de comida ,
falta de atividade física
acumulo de radicais livres produzidos nos períodos de maior stress
ausência de amor e felicidade
também são fatores com os quais não existe negociação possível , são “mestres” em deixar cada uma das células do nosso corpo mais velhas a cada dia.

LABORATÓRIO REJUVESNECIMENTO INTERIOR E EXTERIOR
Este laboratório compreende um tratamento individual e um tratamento em grupo
1. Tratamento individual
▪Consulta de medicina homeopática inicial
.8 Aplicações diárias de Acupunctura inicialmente , posteriormente uma aplicação semanal durante 2 meses.
▪8 Sessões de Mobilização de Qi mental (para mudança de crenças)
▪Dietoterapia
O tratamento individual é realizado pelo médico
2. Tratamento em grupo
▪Técnicas de Bioenergética
▪Técnicas chinesas de Longevidade e Rejuvenescimento

Dra. Graciela Alicia Martínez
Medicina Homeopática
Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura

e-mail: gracielaaliciamartinez@gmail.com







Subscribe with Bloglines

Homeopatia e o envelhecimento

Osteoporose, depressão, artroses, reposição hormonal e impotência sexual são alguns dos problemas mais comuns da terceira idade onde a Homeopatia é muito eficaz.
A Homeopatia ajuda o indivíduo a se adaptar e faz com que a pessoa esteja pronta para usufruir a vida com mais felicidade em cada uma de suas etapas. Para a terceira idade, além da avaliação do geriatra, exercícios físicos adequados e orientação nutricional, uma terapia ocupacional que dê prazer e proveito é uma forte aliada. Não esquecer da convivência social estimulante e da contenção do stress. Com menos riscos de efeitos colaterais , o que auxilia ainda mais os pacientes mais maduros e naturalmente mais debilitados, a Homeopatia tem remédios para todos.

Para a osteoporose, por exemplo, a Homeopatia não prevê apenas o acréscimo de cálcio mas promove também a melhor metabolização do cálcio já circulante no organismo.

A depressão é tratada com medicamentos que revertem o quadro e estimulam a criatividade, que leva à alegria de viver. Na terceira idade é comum que o quadro evolua para a depressão imunológica, combatida com os medicamentos dinamizados para reequilibrar o sistema energético sutil do corpo humano. Uma vez que este recupere o equilíbrio, o sistema imunológico e os demais sistemas interligados começarão a funcionar melhor.

Além da Homeopatia, o tratamento das artroses poderá ser associado com Aplicações de Acupuntura com resultados rápidos.
As alterações da voz que também vai enfraquecendo são mais precoces nas mulheres e coincidem com as mudanças hormonais da menopausa, sendo necessário em alguns casos avaliação do fonoaudiólogo para reabilitação vocal.

A base da Homeopatia é o similimum, medicamento que abrange a totalidade do indivíduo. Ao similimum acrescentamos em alguns casos organotrópicos, que vão atuar no órgão debilitado.

Envelhecer sem nenhuma doença é mais exceção do que a regra, e por isso é importante a intervenção de uma equipe interdisciplinar na prevenção e reabilitação de enfermidades, não impedindo que as pessoas de mais idade conduzam suas próprias vidas de forma independente mesmo na presença de uma doença crônica.

Que possamos viver de acordo com as sábias palavras de Kirkegaard, "A vida só pode ser entendida retrospectivamente , mas deve ser vivida progressivamente."

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...