26 de jul. de 2010

Homeopatia em Doenças da Mulher

Cerca de 17 milhões de brasileiros recorrem a esse tipo de tratamento.

A Homeopatia é a especialização na área médica que utiliza substâncias diluídas e dinamizadas do reino vegetal, animal e mineral., a homeopatia surgiu na Alemanha, há mais de 200 anos, descoberta pelo médico Samuel Hahnemann. Atualmente, está sendo muito procurada por pacientes que não conseguem se tratar com a medicina tradicional. Estima-se que 17 milhões de brasileiros já recorreram ao tratamento homeopático.


A procura é grande nas mulheres de 25 a 40 anos que pretendem aliviar o incômodo da Tensão Pré-menstrual (TPM) e da menopausa. As vantagens atribuídas ao tratamento homeopático passam pelo preço mais barato dos medicamentos e a ausência de efeitos colaterais.

Atualmente, alguns ginecologistas estão encaminhando suas pacientes para médicos homeopatas já que o tratamento com a medicina convencional, muitas das vezes, não surte efeito. “Muitas das minhas pacientes vêm encaminhadas pelos seus ginecologistas com o HPV, pois sendo um vírus, não existe um remédio específico para a cura da doença. Não basta fazer a raspagem e a retirada das verrugas sintomáticas que aparecem por causa do Papilomavírus, o organismo tem que saber se proteger. O que a Homeopatia faz é dar imunidade às pacientes para que seus organismos possam se defender sozinhos.
A menopausa é também um dos principais fatores que levam as mulheres até o consultorio homeopático. Os especialistas em homeopatia dizem que o climatério ou menopausa não pode ser tratado como doença, deve ser encarado como uma fase natural de crescimento da mulher. É nessa fase que a mulher sofre alterações físicas provindas do anabolismo, o nível de estrógeno produzido pelos ovários é diminuido, gerando um “conflito” nas funções dos organismo, o que possibilita, entre outros, ganho de peso. Além de mudanças na estética feminina, a menopausa causa modificações mentais, a mulher passa a ter irritações e estress constantes. Para repor o hormônio, os ginecologistas receitam medicamentos que substituam o estrôgeno, porém, além de seus altos preços, existe contra-indicação para mulheres que já tiveram câncer ou familiares com a doença.
Para o tratamento da menopausa, os homeopatas utilizam algumas substâncias que aliviam e curam o mal-estar das pacientes, uma delas é o Lachesis - substância extraída do veneno da cobra cascavél - que é dilído infinitas vezes e dinamizado nas farmácias homeopáticas. A diluição da substância é o que aumenta seu poder de atuação no organismo.
Com o equilibrio que remédio homeopático traz se produz uma auto-reposição hormonal.
A homeopatia trabalha com a “Lei dos Semelhantes”: toda substância capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia é capaz de curar esses mesmos sintomas numa pessoa doente, além de estimular o organismo a reagir contra a sua enfermidade.
Para a medicina homeopática, não existe remédio específico, ela individualiza todos os casos, por isso a importância de o médico conhecer e acompanhar o seu paciente. A cura não significa o desaparecimento de sintomas, mas requer que o doente tenha atingido um ótimo estado de equilíbrio físico, emocional e psíquico.


Há mulheres que vão ao consultório homeopático pois pretendem tratar da saúde dos filhos desde o momento de sua gravidez, que é acompanhada juntamente com o obstetra. Tem casos de pacientes que estão com 17 anos e nunca precisaram tomar as drogas medicadas pela medicina tradicional”.


Preocupada com as constantes crises asmáticas dos filhos, uma paciente procurou a homeopatia como forma de tratamento para a doença dos seus gêmeos. Por não aprovar o uso de cortisona em crianças, decidiu que seus filhos não seriam tratados pela medicina tradicional. A substância pode causar vários efeitos colaterais adversos como: atrofia da pele; favorecimento de infecções secundarias bacterianas e virais; queda da absorção de cálcio no organismo (osteoporose); alteração no metabolismo da gordura, elevando o colesterol; dentre outros.
A homeopatia foi descoberta por esta paciente depois que uma amiga a indicou como opção de cura para a doença dos gêmeos. “Antes de ter conhecido a homeopatia, meus filhos usavam algumas substâncias alopáticas, depois de tratados com a homeopatia nunca mais tomaram substâncias que não fossem naturais. O tratamento homeopático não é tão rápido quanto a medicina tradicional, porém ele é mais eficaz. Devolve a imunidade ao organismo.” disse


A terapeuta Márcia Sandres, de 42 anos, usa a homeopatia desde criança. “Sofria muito de amidalite e já estava intoxicada de tanto remédio, por isso minha mãe resolveu me tratar com medicamentos homeopata”, conta.
Para ela, os resultados desse tratamento são benéficos, porque não têm efeitos colaterais. “Ele tira tudo o que está pesando de fato no organismo”, diz.


Márcia afirma que usa a homeopatia para todos os tipos de problemas de saúde e, especialmente, os relacionados à mulher. “Utilizo esses medicamentos para tratar dores de cólica e Tensão Pré-Menstrual (TPM)”.
Ela garante que a homeopatia não é um tratamento alternativo como muitas pessoas costumam colocar e sim um tipo de tratamento, como o alopata. “Ela trata da pessoa como um todo e não apenas de uma determinada dor. Tanto assim que ela tem bons resultados nos tratamentos para distúrbios de comportamento e depressão, porque vai à fundo na causa desses problemas”, enfatiza ela, lembrando que para ser homeopata, é necessário se formar em medicina e fazer essa especialidade.


A arte de curar o indivíduo


A homeopatia é uma arte de curar que vê o individuo como um todo, sendo a doença clínica apenas a parte visível de uma desarmonia que se encontra na totalidade do ser. A energia vital estando desequilibrada gera desajustes a níveis físico, emocional e mental. Partindo desse pré- suposto , os medicamentos homeopáticos visam o equilíbrio da energia vital, levando a uma reorganização desse organismo e, conseqüentemente, ao desaparecimento da doença. Esse raciocínio vale para todos os indivíduos independente de sexo ou idade, e que nos leva a uma ótima abordagem nas doenças típicas do sexo feminino.
A mulher ao estar com sua energia vital em equilíbrio, goza de saúde em qualquer fase da vida que se encontre. Na puberdade, na vida reprodutiva e na menopausa as alterações hormonais fisiológicas não devem gerar desconforto; os sintomas ginecológicos, tais como cólicas menstruais, TPM, transtornos ditos da menopausa como fogachos, sudorese, mudança abrupta de humor, nos mostram que o sistema de auto-regulação próprio desse organismo está comprometido e não funciona como deveria.
O organismo estando com seu sistema intrínseco em harmonia, a saúde global se preserva dispensando na maioria das vezes Terapia de Reposição Hormonal ou outros tratamentos rotineiramente chamados de preventivos.

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...