16 de mar. de 2010

Menopausa e Homeopatia




Não há mais “um” modelo, mas uma diversidade de maneiras de viver este período fisiológico, em função da evolução psicológica pessoal, da cultura, das opções existenciais, dos meios econômicos.



Pode-se, entretanto perceber:


-o positivo: a menopausa não é mais considerada, em larga escala, como o fim da feminilidade tendo valor somente para a procriação. Os velhos preconceitos relativos ao terreno sexual desapareceram, a ausência do incomodo da menstruação, da contracepção ou da preocupação de uma gravidez, nem desejada nem desejável nas proximidades dos 50 anos, fornece o sentimento de uma enorme liberdade …além do mais o aumento da duração de vida (principalmente das mulheres) faz da menopausa o inicio de uma faixa nova de vida, mais independente.


O negativo: devido a uma “medicalização” generalizada, tendência a considerar a menopausa como uma doença potencial, suscitando vários temores:


1. Apreensão do aumento de peso e do envelhecimento cutaneomucosos, fomentados por uma abundante imagem de mídia, valorizando apenas o culto da beleza juvenil do corpo.


2. Apreensão dos “distúrbios neurovegetativos”, das “ondas de calor”, dos tratamentos hormonais e de seus efeitos secundários


3. Apreensão do câncer… e da depressão, com todo o seu significado de luto, de perda, eventualmente de solidão, senão de abandono.


A despeito das apreensões manifestadas no inicio dos fenômenos “climatéricos” (“Klimater” em grego quer dizer: época ou passagem difícil a ultrapassar), as coisas ocorrem geralmente bem para as mulheres tratadas pela homeopatia.


Isto é conhecido e, algumas pacientes, temendo hormônios e psicotrópicos, descobrem, às vezes por este motivo, a medicina homeopática.


E como a homeopatia não trata doenças (ou distúrbios) e sim trata doentes cada uma sairá da consulta homeopática com o seu remédio de fundo que vai tratar-la de forma global



  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...