17 de nov. de 2009

Homeopatia e Remédio





Por que dizem que o medicamento homeopático é só água, não tendo nada dentro?


Quando Hahnemann ( o médico alemão "criador" da Medicina Homeopática)iniciou a experimentação, percebeu que certas substâncias não poderiam ser usadas em grandes quantidades, passando assim, a diluí-las sempre na escala de 1 para 100, criando um método reproduzível. A cada diluição chamou de Centesimal, mais tarde, para diferenciá-la de outras escalas denominou-se de Centesimal Hahnemanniana - CH. Para usá-las como medicamento procedia da mesma forma. Contudo, percebeu que, mesmo diluídas, apresentavam agravações (aumento inicial da intensidade dos sintomas) quando prescritas aos pacientes. Passou, então, a diluir cada vez mais, agitando o medicamento (sucussões), obtendo, desta forma, melhores resultados.

Mas não chega uma hora que, diluindo-se tanto, acaba a substância original?

Sim, daí a necessidade das sucussões, ou seja, agitar o frasco também 100 vezes a cada vez que se dilui. O efeito medicamentoso em homeopatia não é bioquímico, mas energético. A substância ao ser diluída e agitada, libera na água uma informação que ao ser pingada sob a língua, a transfere para o paciente. A informação ali contida estimula os mecanismos naturais de cura do indivíduo (vix medicatrix naturae), levando-o da doença para a saúde, através de suas próprias condições intrínsecas. Estudos vêm sendo realizados com as chamadas soluções não moleculares visando provar o efeito biológico, não só da homeopatia, mas de outros produtos que atuam da mesma forma: in vivo e não in vitro.



Fonte: http://www.drseleghinimedicohomeopata.com.br/

Em “gotas homeopáticas”...

Também é freqüente ler ou escutar as palavras “gotas homeopáticas” como uma metáfora querendo dizer que algo é lento ou que é em pequena quantidade.

Isto acontece por desconhecimento. Durante muito tempo a preparação e a ação da medicação homeopática eram totalmente desconhecidas. Nos últimos anos pesquisas na área biomédica demonstraram a existência de energia na biologia humana e também o conceito de informação.

As “gotas homeopáticas” possuem informação, o que significa que elas têm a capacidade de “carregar” um sinal que ao entrar em contato com o organismo da pessoa que as toma iniciam no seu organismo todo um movimento de auto-regulação.

E quando isto acontece tanto o paciente como o médico constatam a eficácia e a rapidez da medicação homeopática.

Nas doenças agudas: dores em geral, inflamações de garganta, bronquite, asma, etc. o efeito é rápido.

Nas doenças crônicas o efeito depende do tipo de patologia e principalmente do paciente, mas em geral uma boa resposta clínica aparece após dois meses de tratamento

Dra. Graciela Alicia Martínez
tel: (19) 32899522

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...