27 de out. de 2009

Motivos para a Consulta Homeopática


A Medicina Homeopática cuida de todos os distúrbios da saúde nos quais são possíveis individualizar sintomas característicos do doente, distúrbios estes que foram constatados nas experimentações no homem são.


O objetivo principal do Médico Homeopata não é diagnosticar uma determinada doença e sim observar o conjunto de sintomas do doente, sintomas emocionais, físicos, gerais assim como fazer um apurado interrogatório tanto pessoal como familiar sobre os sintomas gerais e particulares. O exame clínico é obrigatório assim como o pedido dos exames complementares.
Para o Médico Homeopata o importante é caracterizar o que existe de mais representativo para cada doente em particular podendo desta maneira escolher o remédio mais apropriado, isto é, aquele remédio que foi capaz de provocar no homem são os sintomas similares aqueles que cada doente em particular no momento atual está apresentando.

A definição convencional de doença é, portanto reconsiderada num aspeto, mas articulado e completo sobre o estado do paciente, que inclui cada aspecto da sua vida: desde os seus relacionamentos a seu tipo de alimentação e desde os seus hábitos cotidianos a seus sintomas psíquicos e a sua dor física

A Medicina Homeopática não se limita a analise de um órgão ou sistema, cuida da pessoa como um todo indivisível. Neste sentido a Medicina Homeopática está em condições de cuidar de qualquer patologia porque ela tem condições de melhorar a pessoa que sofre a patologia.

Por estas razões a Medicina Homeopática é uma medicina individualizada: para cada paciente existe o remédio mais apto ou mais semelhante.


 Motivos de Consulta Homeopática                                                   

 Distúrbios psicológicos   ( 14,523 % )

Quadros de doença sem diagnóstico  (11,516 %)
    Doenças do Aparelho Respiratório  (11,516 %)
      Doenças Dermatológicas   ( 9,756 %)
        Doenças do Aparelho Digestivo  ( 9,548 %)
          Doenças do Aparelho Geniturinário  (7,719 %)

          Doenças endócrinas e imunitárias     ( 6,001%)

          Prevenção (cuidar da saúde)   ( 7,248 %)
             Doenças do Aparelho Locomotor    (5,917 %)
               Doenças da Neurologia   ( 4,171 %)
                 Traumatismos e Envenenamento  ( 3,645 %)


                Fonte: os dados apresentados foram extraídos de uma pesquisa feita pela LUIMO (Associazione Per La Libera Università Internazionale di Medicina Omeopática “Samuel Hahnemann”)


                Após o diagnóstico feito pelo interrogatório, pelo exame clínico e pelos exames complementares quando necessário, o Médico Homeopata para cada doente que sofre dos distúrbios citados acima, fará a abordagem necessária para escolher para cada doente em particular o seu remédio mais específico.

                 Uma “coisa” é o nome clínico da doença e outra é toda a situação subjetiva e objetiva de cada paciente em particular.
                Isto é bem comprovado quando constatamos as diferentes evoluções clínicas que apresentam os diferentes pacientes que sofrem o mesmo nome da doença.


                Dra. Graciela Alicia Martínez
                Médica Homeopata
                Tel: (19) 32891375

                  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...