20 de ago. de 2009

A Homeopatia cura a Alergia?




Talvez seja esta pergunta que com mais frequência, recebe o médico homeopata. A alergia como manifestação de desarmonia do individuo, aparece em múltiplos lugares seja a pele, aparelho respiratório, seios paranasais, aparelhos digestivos, etc.
Os pacientes alérgicos geralmente estão desconcertados por uma afecção que lhes é difícil explicar, uma vez que geralmente tem hábitos de vidas normais, até saudáveis, mas ... sempre aparece alguma coisa que lhes faz mal.
Alguns são mais sensíveis que os demais, pois lhes incomodam as mudanças de temperatura, a poeira, os alimentos, os medicamentos, e inúmeras outras coisas. Quando perguntam se a homeopatia os pode ajudar, fazem-no entre a desconfiança que provoca a reiterada decepção e a esperança de encontrar um novo enfoque terapêutico, uma vez que já se submeteram a inúmeros tratamentos com poucos resultados.
Equivocam-se as pessoas quando pensam que o fenômeno alérgico tem a ver apenas com uma predisposição a uma substância externa que desencadeia o processo. O esquema mecanicista de causa e efeito embora minimize os sintomas através da eliminação da substância alergénica, prescrição de antialérgicos e corticóides, não resolvem o factor profundo desencadeante que está inserido na desarmonia mais ampla do sistema orgânico.
A Homeopatia, ao considerar a pessoa como uma totalidade psicofísica, entende que os processos alérgicos são resultantes de um grande número de causas.
É por isso que o médico homeopata procurará saber como é a personalidade de cada pessoa, sua forma de ser, sua relação com o meio, seu sono, suas preferências alimentares etc … para procurar determinar onde se inicia essa desarmonia.
Com frequência o factor desencadeante da afecção está relacionado com situações emocionais em distintas situações da vida. O processo alérgico em si surge, nesta constelação que é o individuo, como a ponta de um iceberg, onde o principal está escondido.
Percebe-se pois, que tudo isso tem como objectivo conhecer a personalidade do paciente, a sua individualidade, aquilo que o torna único entre todos os seres humanos. Ele adoece com certas características peculiares que fazem com que nenhuma enfermidade seja exatamente igual a outra.
Após a recolha do maior número de dados possíveis através da consulta clínica, é que se poderá prescrever um medicamento homeopático que cada paciente necessite. Medicamento sem efeitos secundários que não disfarçará a enfermidade, podendo mesmo agravá-la em uma fase inicial, mas que levará o paciente a curar-se da sua predisposição a essa manifestação clínica.
Assim diante da pergunta: Doutor a minha ALERGIA pode ser curada ?, a Homeopatia responde SIM, desde que a pessoa esteja disposta a iniciar um trabalho consigo mesma, onde se torna imprescindível a sua colaboração para conhecê-lo como individuo único que é.

Dra. Graciela Alicia Martínez

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...