27 de dez. de 2009

Medicação Homeopática para Férias (1)

Uma das perguntas mais pronunciadas pelos meus pacientes nesta época do ano é: _ “Que remédios levar para emergências nas férias?_”






Eles sabem que a medicina homeopática trata o paciente e não as doenças… Mas, estando no meio de uma floresta ou numa cidade de praia e principalmente com crianças é comum que alguém da família venha a ter uma indigestão porque comeu demais ou algo diferente.



Pode ser que alguém se exponha ao sol um período longo demais ou tenha uma inoportuna diarréia bem no meio da praia. Também temos as picadas dos insetos.
Cumprindo a promessa de dizer que farmacinha de primeiros socorros levar para as ferias apresento estes medicamentos para vocês levarem nas suas malas de mão.
O ideal é levar eles numa embalagem que proteja do calor e do sol, longe de perfumes ou produtos com cheiro forte, esta embalagem também vai proteger nos casos de viagem de avião quando as malas passam pelos Rx dos aeroportos.



Então vamos lá:



Comecemos pelos medicamentos de uso externo.
 A: Feridas, cortes, picadas, coceiras



1 frasco de Caléndula TM (Tintura Mãe).
Levar um frasco de Caléndula TM (Tintura Mãe) – líquido- que diluída ao meio com água filtrada ajudará nos casos de cortes ou feridas fazendo a desinfecção e ajudando a cicatrizar bem rápido. Depois de lavar a ferida com água e sabão neutro passar esta solução com um pedacinho de algodão na feridas varias vezes ao dia.



1 frasco de Creme de Caléndula
A Caléndula em forma de creme pode ser usada para picadas de insetos ou na pele irritada pelo sol, também ajuda na cicatrização e qualquer tipo de coceira



1 frasco de Creme de Ledum Palestrum



O Ledum Palestrum em forma de creme é indicado para picadas de aranhas e deve ser colocado na picada o mais rápido possível.



1 frasco de Creme de Apis mell
O Apis mell em forma de creme deve ser usado para picadas de abelhas









B. Queimaduras



Nas queimaduras por água quente ou por contato a primeira conduta e colocar na área afetada água gelada imediatamente, fazer varias lavagens com água gelada ou deixar a parte com queimação em contato com a água geladas pelo menos 15 minutos.






Aloe Vera



1 frasco de Gel de Aloe Vera 10 %



Apos o procedimento citado acima colocar na área afetada o gel de Aloe Vera varia vezes ao dia. Lavar sempre a lesão com água filtrada e sabão neutro antes de  voltar a colocar o gel.






C. Quedas, golpes, hematomas.



1 frasco de Arnica Montana TM (Tintura Mãe)



Diluir ao meio com água filtrada e deixar uma compressa na região afetada, renovar esta compressa varias vezes ao dia, a melhora geralmente é rápida.



1 frasco de Arnica 12 CH



Nestes casos é recomendado também dar por via oral Arnica 12 CH.



Nos casos em que se quer uma ação mais rápida o remédio é dado em “método plus”



O “método plus” consiste em diluir 10 gotas do remédio em meio copo com água, mexer com uma colher e administrar 1 colher de 15 em 15 minutos até melhorar a dor, depois o medicamento é administrado a cada 2 horas. No dia seguinte continuar administrando também em “método plus” a cada 4 horas.






Remédios para uso interno (via oral).



Indigestão



Nux Vomica 12 CH 1 frasco



Pode ser usado este medicamento administrado em "método plus" (indicado acima) apos ingestão excessiva de alimentos e álcool.



Dores em geral (cólicas menstruais, dor de ouvido, etc.)



Chamomilla 12 CH – 1 frasco



Belladona 12 CH – 1 frasco



Estes medicamentos podem ser usados em casos de urgência para aliviar dores em geral, mas vocês sabem que antes de tratar uma dor deve ser feito o diagnóstico clínico. Também vocês sabem que cada paciente tem dores específicas e características de cada um em especial portanto estes medicamentos apenas podem ser usados para ajudar em uma situação especial como a de não poder entrar em contato com o médico.



Remédio de fundo




Os pacientes que estão fazendo tratamento homeopático estão fazendo uso do seu “remédio de fundo”, uns tomam ele uma vez por semana outros duas vezes por semana. Numa situação que envolva uma dor ou um mal estar maior a principal conduta é tomar o remédio de fundo se possível em método plus , em poucas horas você vai começar a melhorar, se isto não acontecer faça o possível (e impossível ) para entrar em contato com o seu médico, ou um colega dele.



Dra. Graciela Alicia Martínez

Médica Homeopata
Tel (19)32899522

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...