20 de nov. de 2008

Homeopatia : reações homeopáticas,limpeza e novo equilibrio





Quando você inicia o tratamento homeopático, se o remédio foi bem escolhido, levando em consideração detalhadamente todos os seus sintomas físicos, mentais e emocionais, um novo equilíbrio, instala-se, no seu organismo e em você.
Uma nova ordem, digamos, inicia-se, esta começa com uma “limpeza” que se traduz no nível de sintomas em fenômenos que expulsam,fenômenos centrífugos.
Sintoma é a alteração que você sente, sinais são as alterações que podem ser observadas e/ou constatadas pelo seu médico, se somamos determinados sintomas e sinais caracteriza-se uma doença específica.
A febre por incrível que pareça é uma forma de expulsar vírus ou bactérias indesejáveis, bactérias ou vírus que vivem na temperatura normal do organismo não conseguem sobreviver aos 38 ou 39 graus dos quadros febris.
Este é o motivo pelo qual os médicos homeopatas respeitam a febrelimpeza pode ser feita através de quadros gastrointestinais (vômitos e diarréia ).

Ou através da pele aparecendo erupções e coceiras ou das mucosas aparecendo corrimentos e catarros.
No processo de instalação deste novo equilíbrio também acontecem outros fatos que o paciente precisa conhecer para entender o seu processo de cura.
Comecemos pela agravação homeopática, esta consiste na agravação dos sintomas pelos quais você procurou tratamento, pode ser tanto intensidade como aumentar a sua freqüência.
Mas não se preocupe, porque sempre na agravação homeopática os sintomas podem ficar piores, mas o paciente sente-se melhor. Você deve estar se perguntando: mas, como isso é possível?
Ao que respondemos que sim é possível e por sinal é um muito bom sinal.Você sente que a dor na sua coluna está mais forte, para citar um exemplo, mas ao mesmo tempo você sente-se mais energizado e o seu humor está melhor .
Ou para dar outro exemplo, a sua insônia agravou (em vez de não dormir das 2 as 4 você não dormiu quase nada ) mas essa falta de sono não afeta nem o seu animo nem a sua capacidade de raciocínio inclusive eles ficam melhor .
Citei dois exemplos, mas, o mais importante é que você saiba que quando há agravação homeopática, as chances de cura profunda e duradoura estão garantidas.Quando após a ingestão do seu remédio homeopático, não existe nenhuma agravação, podem suceder duas coisas:
1. Que o remédio não é o mais semelhante ao seu quadro ou mosaico de sintomas .
2. Que a sua energia vital está muito boa ao ponto de não ter deixado que apareçam lesões nos seus tecidos, portanto o seu quadro de doença está ainda num nível superficial.

Outro fenômeno interessante que acontece após a ingestão do remédio homeopático é o aparecimento de sintomas antigos.A doença poderá ser curada, na mesma proporção com que retornam os sintomas mais antigos da sua vida, aqueles que não apareciam há muitos anos.
Estes sintomas que você tinha quando era mais novo apenas tinham desaparecido porque surgiram sintomas correspondentes a desequilíbrios mais atuais, à medida que estes são curados aparecem os que estavam atrás.
O tratamento homeopático objetiva tratar as causas , as predisposições para ficar doente. Estas predisposições muitas vezes nascem com nós ou começam nos primeiros anos de vida.
Fazer desaparecer sintomas não cura , os sintomas não são a doença são apenas o seu resultado.
Superficialização : no transcurso do tratamento homeopático o organismo é estimulado a reagir e se equilibrar pelos seus próprios sistemas de auto-regulação .
Foi observado (inclusive pelo pai da medicina: Hipócrates) que existem leis de cura na própria natureza. Uma das leis de cura mais importantes é que esta se realiza de forma centrífuga (do centro para o exterior ).
Ao receber o medicamento homeopático, o seu sistema orgânico é estimulado para equilibrar primeiro os órgãos mais nobres ou vitais para a vida, como por exemplo, coração, pulmões, fígado, medula óssea. Nessa auto-regulação o próprio organismo procura “poupar” os órgãos mais nobres e assim expulsar o desequilíbrio para o exterior.
Surgem assim doenças nos órgãos mais superficiais como por exemplo, pele ou mucosas que estão no exterior e são menos vitais , este fenômeno é chamado de superficialização da doença .
Por exemplo, se o paciente tem bronquite asmática , após a administração do medicamento homeopático , a bronquite e a falta de ar melhoram, e aparecem eczemas ou erupções na pele .Pode acontecer da pele precisar agravar bastante para o paciente não apresentar nenhum novo quadro de bronquite asmática .
A Medicina Homeopática não é uma medicina alternativa , porque ela não é alternativa de nada , ela precisa dos diagnósticos clínicos e dos exames de diagnostico por imagem e laboratoriais como a Medicina Interna .
A Medicina Homeopática requer uma maneira diferente de pensar, e como dizia o seu criador o medico e cientista Hahnemann, requer “uma alma cristalina, livre de preconceitos.”

Dra. Graciela Alicia Martínez
Medicina Interna - Medicina Homeopática - Medicina Tradicional Chinesa

Contactos:
e-mail : gracielaaliciamartinez@gmail.com
Tel (19)32899522
*O quadro que mostramos acima chama-se Quadrocaixa, artista Laura Villarosa

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...