19 de out. de 2008

O que é a Homeopatia


A Homeopatia é um Modelo de Medicina criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, fundamentado na cura pela Lei dos Semelhantes, esta lei já tinha sido observada por Hipócrates no ano 450 a.C.
Hipócrates é considerado na atualidade o Pai da Medicina.Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta.

Se uma pessoa em boas condições de saúde, ingerir doses em grande quantidade (doses tóxicas) de uma determinada substância, irá apresentar, por exemplo, sintomas como tontura, dores de cabeça acompanhadas por enjôos , visão dupla ; se, por outro lado, for administrada essa mesma substância, preparada homeopaticamente, ao enfermo que apresenta tontura, dores de cabeça acompanhadas por enjôos , visão dupla com características semelhantes àquelas causadas pela substância em questão, obtêm-se, como resultado, a cura desses sintomas.
“Para curar as enfermidades da forma mais segura, mais rápida e mais suave possível, é preciso empregar medicamentos que , no homem são, produzam efeitos semelhantes aos fenômenos da enfermidade que se quer tratar”
O que é o medicamento homeopático?

Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal.

Para que a substância da natureza seja usada como medicamento homeopático, é necessário prévio conhecimento de sua potencialidade curativa, através da experimentação no homem são. Tais substâncias podem ser tanto tóxicas quanto inertes, desde que, quando experimentadas, ofereçam a melhor similitude aos sintomas da doença a ser tratada.

As preparações básicas dessas substâncias recebem o nome de tinturas-mãe (TM) e a partir delas são iniciados os processos das diluições sucessivas. (Por exemplo: CH 12,CH30,etc.)

No início de suas experiências, Hahnemann começou diluindo os medicamentos e verificou que, quanto mais diluía, minimizavam-se as reações indesejáveis. Percebeu também que ao fazer diluições sucessivas das substâncias e agitá-las diversas vezes, obtinha sempre melhores resultados, foi assim que ele chegou às doses mínimas. Desta maneira, a toxicidade das substâncias é atenuada e o potencial curativo é aumentado.

Ao processo de diluição seguido de agitação, damos o nome de dinamização (dynamis)vem do grego e significa força). Através da dinamização, se consegue “despertar” na substância a capacidade de agir sobre a força vital do organismo vivo.


Dra. Graciela Alicia Martínez
e-mail: gracielaaliciamartinez@gmail.com


Subscribe with Bloglines

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...