4 de out. de 2008

Homeopatia: O conceito de Energia Humana (1)


Meus colegas médicos fogem do conceito de Energia Humana como se esta fosse um fantasma real maligno....pois é ! Normalmente negamos ou afastamos aquilo que não conhecemos ...”Afasto o que não conheço “ diz uma bela música de Caetano.
Acontece que no modelo médico ocidental atual não existe o conceito de energia , a gente fala em estado geral do paciente ou sinais vitais, ambos possuem parâmetros de medição, são medíveis ou ponderáveis .
Portanto nas faculdades de medicina não nos ensinam nada sobre Energia Humana , é “normal” então que os colegas alopatas não queiram nem saber do conceito de energia , deixam isto para a Física ou para a Química achando que não tem nada a ver com as ciências médicas .
O estado geral, por exemplo, pode ser avaliado pela força muscular do paciente, pelo seu apetite , pela qualidade do seu sono,etc.
Os sinais vitais,por exemplo, são medidos pela freqüência respiratória ou pela freqüência cardíaca.

Como medir então a Energia humana ?

Assim como não existe o saber e sim os saberes também não existe “a “medicina e sim “as” medicinas .Se bem a medicina ocidental atual não “trabalha” com o conceito de Energia , e não sabe como medir-la , a medicina tradicional chinesa sim trabalha ,chama esta de Chi ou Qi, e possui uma semiologia específica para medir a EH.
A medicina indiana ou ayurvêdica também trabalha com o conceito de EH, e chama esta de Prana e também possui os meios objetivos para a medição energética.
A medicina homeopática chama a Energia Humana de Energia Vital e possui meios clínicos precisos para avaliar o estado energético humano
A medicina homeopática considera as doenças justamente desequilíbrios da Energia Vital .
E o que é afinal a Energia Vital?
È o que anima, o que da vida, é o “motor” que põe em movimento todo o sistema biológico esse conglomerado de órgãos e tecidos que funcionam como se soubessem como funcionar para manter a vida .
Você deve estar pensando: __”Mas é o cérebro e a mente que fazem isso !__
Respondo que sim, mas o que move o cérebro e a mente?
Quando um paciente está debilitado por uma doença prolongada e encontra-se no leito ao se verificar o pulso (vocês lembram que os médicos de antigamente a primeira “coisa” que faziam era justamente verificar o pulso?) vemos que este pode estar lento ou acelerado mas toca com pouca força os dedos do médico .
Após a administração de um remédio homeopático adequado para o caso quase que imediatamente o pulso retoma seu ritmo e aumenta a sua força.
O que foi que aconteceu? A Energia Vital aumentou.
Também observa-se a condição da energia vital pela coloração da pele do paciente , pelo seu estado de humor , pelo seu “pique” para realizar as atividades e por muitos outros fenômenos .
A Energia Vital contem toda a informação biológica do paciente

Dra. Graciela Alicia Martínez
Especialista em Medicina Homeopática
Medicina Tradicional Chinesa (Acupunctura)

e-mail: gracielaaliciamartinez@gmail.com








Subscribe with Bloglines

User-agent: Mediapartners-Google*
Disallow:

  Inquietando espíritos MATHEUS MARIM GRACIELA MARTÍNEZ A qualidade do congresso A Homeopatia no Século XXI, realizado há alguns meses na Un...