30 de set. de 2008

Invista no seu tratamento homeopático


Invista mais no seu tratamento homeopático , participando com seu médico do seu próprio tratamento .
Alem de fazer o resumo do que sente , quando você começa a tomar o remédio é preciso perceber as modificações de cada sintoma, e anotar-las sempre que possível.
Qualquer dúvida entre em contato com seu médico
O tratamento é completo,cuida de sintomas físicos e psíquicos, o remédio provoca as vezes retorno de sintomas antigos , mas não se assuste...eles voltam e ficam algumas horas ou dias , para depois não voltar mais .Não se esqueça a homeopatia cura , trata das causas , e as vezes o organismo precisa se reorganizar , entrar numa nova ordem , é justamente por isto que as vezes velhos sintomas aparecem.
Estranho , não é? Mas é assim que funciona .
Também pode acontecer uma exacerbação dos sintomas pelos quais você procurou o médico , isto chama-se "agravação homeopática" é indica que seu médico anda por bom caminho ou que escolheu um bom remedio .A "agravação homeopática" também é por pouco tempo e é acompanhada por um estado geral bom do paciente .Agravou o sintoma físico (a tosse, a cólica, etc.) mas o paciente sente-se melhor de animo, com mais "energia".
Por tudo isto é que as consultas devem ser periódicas:a cada 2 meses, a cada 3 ou 6 meses dependendo do caso em particular.
Esta medicina se mantém “suave e firme” ao longo dos séculos, é procurada cada vez mais pela população a nível mundial.Na França, 75% da população usou homeopatia no ano passado. Na Inglaterra, a família real é adepta desde 1830.
No Brasil, por exemplo, há hoje 20 mil médicos homeopatas, o dobro de dez anos atrás. Juntos, eles atendem 400 mil pacientes por ano.



Dra. Graciela Alicia Martínez
Médica homeopata
e-mail: gracielaaliciamartinez@gmail.com









Subscribe with Bloglines

10 perguntas sobre Homeopatia



1. O que é homeopatia?
A Medicina Homeopática é um método clínico e terapêutico que considera o paciente na sua globalidade, levando em consideração tanto os aspetos fisiológicos , anatômicos , constitucionais , hereditários como também os aspetos temperamentais, emotivos ou mentais.
O médico homeopata não vê o paciente como um conjunto de órgãos considerando a existência de um mundo emocional e psíquico que permite a existência da saúde ou a falta desta. Enfim considera o paciente e não a doença.

2. Onde nasceu a Homeopatia?
A homeopatia nasce na Alemanha como obra do médico Christian Friederich Samuel Hahnemann (1755-1843) que descobre e enuncia as leis naturais que regulam a saúde.
Hahnemann experimenta nele mesmo “a lei dos semelhantes”; estudou centenas de substancias existentes na natureza, comprovando que as substancias que provocam no homem sadio,determinados sintomas são capazes de curar estes sintomas no homem que os apresenta como resultado de uma doença.

3. A homeopatia cura com plantas?
Muitas pessoas confundem a Homeopatia com a Fitoterapia. A homeopatia utiliza medicamentos retirados do reino animal, vegetal e mineral, mas a diferença vai alem já que a fitoterapia trata sintomas e a homeopatia utiliza uma forma diferente de diagnosticar e escolher a medicação. A homeopatia procura as causas que levam a existência dos sintomas Os sintomas são considerados como o resultado de um desequilíbrio que envolve todo o sistema biológico humano.

4. Não existiria melhora dos sintomas pelo efeito placebo ou também pela boa relação médico-paciente que existe numa consulta homeopática?

Cada vez mais existem comprobações científicas do efeito curativo dos remédios homeopáticos São feitos estudos controlados (trials clínicos e pesquisa em laboratórios com animais) em universidades do mundo inteiro. Também são comprovados os efeitos em crianças de menos de um ano de idade onde não existiria o efeito de um bom relacionamento médico-paciente.

5. O que significa dose homeopática?
Os remédios homeopáticos são feitos de uma substancia que acaba sendo muito diluída ao ponto de quase não existir mais. O que fica na solução de água e álcool é uma informação biológica, um “sinal” , é justamente este “sinal” que estimula os sistemas de auto-organização que existem em todos os seres vivos.
6. È verdade que os remédios homeopáticos não têm nenhuma reação tóxica?
Os remédios homeopáticos não possuem nenhuma toxicidade, por isto é que podem ser administrados na gravidez e no período de aleitamento.

7. Que doenças cura a homeopatia?
A Homeopatia vai agir equilibrando todas as funções do organismo desde o sono até o sistema imunológico .Ele equilibra o que os cientistas chamam de neuroimunoendôcrino
A cada dia se comprova mais a inter-relação que existe entre todos os sistemas do organismo.
Assim vemos que independentemente do nome da doença (gastrite, pneumonia, depressão, etc.) a homeopatia atua no paciente para que o próprio organismo utilize os seus sistemas de cura e equilíbrio.

8. É uma medicina preventiva?
Sim é preventiva porque cuida da saúde e não apenas da doença instalada. Todos nasceram com predisposição a determinadas doenças ou órgãos de choque (onde temos mais facilidade para adoecer) e o tratamento homeopático cuida justamente disto.
9. O que é mais característico numa consulta homeopática?
Em primeiro lugar o médico homeopata vai fazer um exame físico completo e pedir todos os exames necessários para um correto diagnóstico clínico.
Mas ele fará outros diagnósticos alem do clínico e vai precisar conhecer a história de vida do paciente e maneira de ele ser. As doenças “não caem do céu” elas vão se fazendo aos poucos com hábitos de vida não saudáveis, com determinados sentimentos e pensamentos que “carregamos” com o passar dos anos.

10. E com as doenças agudas ou urgências, o que acontece?
No caso de acidentes não temos inicialmente doenças temos traumas de maior ou menor intensidade.
No caso de uma pneumonia, por exemplo, ela acontece num organismo enfraquecido ou que vem se deixando enfraquecer, por alimentação insuficiente, falta de sono ou ambiente familiar desfavorável. O remédio homeopático não vai “matar” o vírus ou a bactéria, o remédio homeopático vai equilibrar o sistema orgânico para ele próprio não permitir que a bactéria ou vírus se instale.

Dra. Graciela Alicia Martínez
Médica Homeopata
e-mail: gracielaaliciamartinez@gmail.com







A Unidade do Ser e os Diagnósticos Homeopáticos


A Unidade do Ser e os Diagnósticos Homeopáticos

A medicina homeopática é na atualidade a única medicina ocidental, que considera a unidade do ser, este conceito é semelhante ao conceito de corpomente das medicinas orientais.
O significado de unidade do ser está relacionado ao conceito de unicidade que considera que em cada parte temos informação do todo.
A Homeopatia considera a unidade do ser, tanto para fazer os diagnósticos como para escolher O Medicamento.
Para realizar uma consulta homeopática é necessário tempo, tanto do médico como do paciente, já que nesta consulta são feitos vários diagnósticos.
Estes são:1.Diagnóstico clínico : é o nome da doença segundo a medicina ocidental atual, e surge após o interrogatório , o exame físico e a verificação dos exames laboratoriais e/ou de imagem, quando necessários.
2. Diagnóstico da predisposição : é a verificação das tendências do paciente a adoecer de determinados órgãos e de uma forma especial , isto é feito através do estudo das doenças da família e das doenças do paciente ao longo da sua vida.
3. Diagnóstico biopatografico : é a verificação das respostas físicas e psíquicas do paciente aos determinados fatos da vida (mudança de trabalho, mudanças na estrutura da família, perdas afetivas , etc)
4. Diagnóstico do Medicamento: de acordo com as respostas sobre a maneira de ser do paciente (medos, estados de animo, temas de sonhos) o médico homeopata conhece o perfil psicológico do paciente que junto aos sintomas físicos, desejos alimentares, comportamento em relação ao clima, acabam formando um mosaico de sintomas.
O médico homeopata comparara o mosaico de sintomas do paciente com os mosaicos dos sintomas apresentados pelos medicamentos, quando experimentados,escolhendo assim o mais semelhante às características apresentadas por cada paciente em especial.

Dra. Graciela Alicia Martínez
Médica Homeopata
dragraciela23@gmail.com